sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Planos de aula - Projeto, Alimentação saudável

Plano de Aula
 
Entrada: Torre inteligente.
Café da Manhã
Rotina, chamada e calendário: entregar os crachás para as crianças. A seguir, escrever no quadro uma letra e perguntar quem tem esta letra em seu nome. Continuar com outras letras. Verificar que dia é hoje, como está o tempo, registrar no calendário. Conversar sobre a rotina do dia e escolher uma criança para colocar as fichas no cartaz. Cantar canções de rotina.
Roda da conversa: Conversar sobre o final de semana e as atividades que serão realizadas, de acordo com o projeto e o tema trabalhado.
Experiência: Alimentação saudável; Letras iniciais
Objetivos: Aprender a alimentar-se bem. Reconhecer as letras iniciais de seus nomes.
Saberes e conhecimentos: Alimentação saudável. Nomes próprios
Metodologia: Iniciar a conversa com as crianças sobre a história da Chapeuzinho Vermelho e comentar o motivo de a Chapeuzinho visitar a vovó. Se ela estava doente, qual será o melhor alimento para ela se recuperar? Falar sobre alimentação saudável. O que significa a palavra SAUDÁVEL. Escrever a palavra no quadro e questionando sobre as letras da palavra. Quem tem no seu nome aquelas letras. Como se chama cada letra? Junto com as crianças escrever suas letras iniciais em sulfite e incentivá-los a fazer um desenho de um alimento que inicie com a letra.

Materiais: folha sulfite, giz de cera.
Espaço: sala de aula
Jogo de mesa-Alfabeto móvel.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:
________________________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: bloquinhos de construção.
Café da Manhã
Parque
Rotina chamada e calendário: Conversar sobre a rotina do dia. Entregar os crachás para as crianças e utilizando letras móveis das iniciais de seus nomes mostrar as letras e pedir para vir à frente aqueles que tem a letra inicial igual enfatizando sempre o nome das letras.
Roda da conversa: Conversar sobre as atividades a serem realizadas. Relembrando a história de Chapeuzinho Vermelho.
Experiência: alimentação saudável
Objetivos: Desenvolver noções de boa alimentação.
Saberes e conhecimentos: alimentação saudável.
Metodologia: Conversar sobre seus alimentos preferidos, fazer uma lista em Kraft com esses alimentos e escrever os nomes das crianças logo abaixo. Verificar qual alimento é o mais votado. Ele é doce ou salgado? Será que esses alimentos são saudáveis? Questionar sobre os alimentos levados para a vovó, o que poderíamos preparar na aula de culinária proposta no nosso projeto? Utilizando massinha, modelar seus alimentos preferidos.
(Neste dia foi decidido que faríamos uma receita de pão doce)
Materiais: Papel Kraft.
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento. Pular dentro de Bambolês colocados no chão na distância de um passo cada um.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:
________________________________________________________________

Lição de casa:
Recorte e traga uma imagem de alimento saudável e uma de alimento não saudável.
Mandar para casa, envelopes para que tragam os recortes.

LIÇÃO DE CASA
PESQUISE, RECORTE E TRAGA UMA IMAGEM DE ALIMENTO SAUDÁVEL E UMA DE ALIMENTO NÃO SAUDÁVEL.

Plano de Aula
Entrada: pecinhas de encaixe
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Fazer um túnel com duas mesas e lençóis, pedir para as crianças passarem por ele em silencio, pois um urso mora lá dentro e ele não pode acordar.
Experiência: Confeccionar um cartaz com a receita do biscoito.
Objetivos: Participar da construção de diferentes tipos de produção textual.
Saberes e conhecimentos: Diversos tipos, gêneros e suportes de textos que circulam em nossa sociedade (Receita).
Metodologia: Relembrar a proposta da culinária e questionar como poderemos fazer esse pão? Que ingredientes usaremos? Será que podemos usar os ingredientes sem ter nenhum tipo de medida? Mostrar então, uma receita e convidá-los a fazer um cartaz relembrando que precisamos de uma receita para sabermos os ingredientes que devemos usar e como deve ser feito o pão. Em roda, escrever junto com as crianças a receita, enfatizando cada letra e relacionando-a ao nome das crianças. Diferenciar os números com uma cor diferente, dizendo a quantidade de ingredientes que serão utilizados. Dizer que uma receita tem pelo menos duas partes: ingredientes e modo de preparar.
Materiais: Cartolina, caneta piloto de duas cores.
Espaço: Sala de aula
Jogos de mesa: Tangram
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________________

PÃO DOCE
INGREDIENTES
  • 4 ovos
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara de leite morno
  • 50 g de fermento biológico para pão
  • Quase 1 kg de farinha de trigo
MODO DE PREPARO
Bata os seis primeiros ingredientes no liquidificador
Em seguida despeje em uma bacia, e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, amassando bem, até soltar do fundo e das mãos e formar uma bola
A massa não precisa descansar
Molde no formato que preferir
Coloque para assar (untar a forma com óleo e farinha de trigo).

Plano de Aula
Entrada: Tangram.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: Em roda, fazer a leitura de um livro escolhido pelas crianças. Depois poderão brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre a atividade realizada na brinquedoteca e suas regras.
Chamada e calendário pular dentro de bambolês no chão até chegar ao cartaz e lá colocar seu crachá. Escolher uma criança para observar e registrar o tempo no cartaz.
Experiência: Culinária, Pãezinhos doces.
Objetivos: Desenvolver noções de medidas (quantidade, volume…), Letras iniciais dos nomes.
Saberes e conhecimentos: Medidas padronizadas e não padronizadas, de capacidade.
Metodologia: Hoje faremos a receita de biscoito de massa de pão, no refeitório, deixar que manipulem os ingredientes adicionando-os à receita. Depois de amassado na máquina de pão propor que as crianças tentem modelar os pãezinhos de acordo com as letras iniciais de seus nomes. Fazendo rolinhos e formando as letrinhas, cada criança fará também alguns pãezinhos (Bolinhas) para compartilhar com as outras turmas. A seguir, levar para assar na cozinha. Os pãezinhos serão degustados após o almoço ou embalados em saquinhos para levar para casa.
Materiais: farinha, fermento para pão, margarina, açúcar, ovos, leite, máquina de pão.
Espaço: refeitório
Jogos de Mesa Blocos lógicos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída


Observação:
_____________________________________________________


Plano de Aula

Entrada: Tampinhas
Café da Manhã
Parque
Chamada, calendário e rotina: Fazer um túnel com duas mesas e lençóis, pedir para as crianças passarem por ele em silencio, pois um urso mora lá dentro e ele não pode acordar. Verificar o tempo, o calendário e as atividades que faremos hoje.
Roda de oralidade: Questionar sobre a receita que realizaram. Como foi preparar seus pães? Gostaram do sabor?
9h40- Experiência: Confecção de cartaz
Saberes e conhecimentos: Classificação
Objetivos: Classificar os alimentos saudáveis e não saudáveis.
Metodologia: Hoje, ainda em roda distribuirei as figuras de alimentos trazidas pelas crianças conversaremos sobre cada alimento e classificaremos separando os alimentos saudáveis e os não saudáveis. Cada criança colará separando de um lado os alimentos saudáveis e do outro, alimentos não saudáveis.
Materiais: Papel Kraft, imagens de alimentos trazidas de casa. Caneta piloto.
Espaço: Sala de aula
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída


Observação:
__________________________________________________________




quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Planos de aula - Iniciando o projeto

Iniciando o projeto.

Rede de significações

Para facilitar o andamento do projeto foi proposto pela supervisão escolar a realização de uma rede de significações. Partindo do levantamento feito com as crianças ela pode dar uma visão mais detalhada do projeto e mostra possibilidades de abranger novos saberes e conhecimentos, o que faz com que o projeto seja ainda mais enriquecido.

As músicas preferidas das crianças foram:
Pela estrada afora “Chapeuzinho Vermelho”
Cabeça, ombro, joelho e pé.
1, 2, 3 indiozinhos
Meu pintinho amarelinho
O jacaré foi passear na lagoa
O sapo não lava o pé
Um ratinho bonitinho

Após montarmos o índice, escolhemos um nome para o projeto e também qual a primeira música que seria trabalhada. 
O nome do projeto seria: Vamos aprender cantando. 
A primeira música: “Pela estrada afora”

Plano de Aula (Sexta-feira)

Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Hoje conversaremos sobre o projeto: decidir juntos o nome do projeto e a primeira música que será trabalhada. Anotar a fala das crianças.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás no tatame e pedir que cada criança identifique o seu. Pedir para uma criança observar como está o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Brincar de dança da cadeira
Objetivos: Desenvolver habilidade de ouvir com atenção e agilidade
Saberes e conhecimentos: Audição e atenção, agilidade.
Metodologia: Hoje brincaremos de dança da cadeira. Todos dançarão em círculo ao redor das cadeiras. Ao parar a música cada criança senta na cadeira mais próxima. Ganha o jogo a última criança que permanecer conseguir sentar.
Materiais: Cadeiras
Espaço: Sala de aula.
Pátio: Brincar com brinquedos de casa.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Pecinhas de encaixe.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana e as atividades a serem realizadas durante a semana. Que as mesmas fazem parte do índice que foi montado pelas crianças.
Chamada e calendário: Esticar uma corda no chão e cada criança deverá colocar as mãos no chão dos dois lados da corda e pular com os pés juntos de um lado para o outro, pôr as mãos para frente e pular novamente, até chegar ao final, pegar seu crachá e colocá-lo no cartaz. Verificar que dia é hoje, como está o tempo, registrar no calendário. Cantar canções da rotina, (Bom dia, como vai você, Sete dias a semana tem) e algumas atendendo os pedidos das crianças.
9h- Experiência: Contação de história
Objetivos: Desenvolver a habilidade de ouvir histórias com atenção.
Saberes e conhecimentos: audição e atenção.
Metodologia: Com as crianças ainda em roda mostrar o livro, capa, título, nomes dos autores, etc. contar a história “Chapeuzinho Vermelho”. Conversar sobre o tema. Cantar juntos a música da história. Logo depois propor a confecção de uma dobradura da Chapeuzinho Vermelho, colar em uma folha sulfite e fazer a decoração da folha com lápis de cor ou giz de cera.
Materiais: círculos de papel dobradura vermelho, folha sulfite, cola e lápis de cor, giz de cera e corda.
Espaço: sala de aula
Projeto biblioteca.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:
__________________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: blocos lógicos.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades já realizadas durante a semana e  as que ainda faremos. Cantar as canções da preferência das crianças.
Chamada e calendário: Escrever em um pedaço de papel, as letras iniciais dos nomes das crianças e questionar de quem é a letra e qual o nome da letra.
Experiência: Dramatização da história Chapeuzinho Vermelho.
Objetivos: Desenvolver a oralidade e desinibição.
Saberes e conhecimentos: dramatização.
Metodologia: Dizer às crianças que faremos uma apresentação da história e para isso escolherei algumas crianças para dramatiza-la. Escolher 5 crianças (Mamãe, Chapeuzinho, Vovó, lobo Mau e caçador). Enquanto a professora conta a história orienta os personagens em suas falas. Entregar uma cesta para a Chapeuzinho, escolher um canto da sala e forrar um lençol para a vovozinha, colocar uma máscara no lobo. Propor que todas as crianças dramatizem a história. A seguir, faremos os personagens da história com massa de modelar.
Materiais: livro Chapeuzinho Vermelho. Cesta, máscara, lençol.
Espaço: Sala de aula

Jogos de mesa. Blocos lógicos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:

__________________________________________________________

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Planos de aula - Montando o índice do projeto


Montando o índice do projeto.

Durante o início das aulas, pude observar que o momento em que as crianças mais se envolviam era quando estávamos sentados em roda cantando algumas músicas e que aprendiam rapidamente cada uma delas. Percebi também o pouco conhecimento de músicas do repertório infantil, pois muitas delas ainda não tinham ido à escola. Resolvi apresentar-lhes algumas músicas para talvez, a partir daí, iniciarmos nosso projeto, dependendo do interesse das crianças. Verificando que elas realmente se empolgaram com a escolha de suas músicas preferidas percebi que seria um bom projeto.

Plano de Aula

Entrada: jogo da memória na mesa.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: Em roda, fazer a leitura de um livro escolhido pelas crianças. Depois poderão brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre a atividade realizada na brinquedoteca e suas regras.
Chamada e calendário passar sobre uma corda esticada no chão até chegar no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Ouvir músicas do repertório infantil.
Objetivos: Demonstrar sua preferência musical.
Saberes e conhecimentos: escolha e preferência musical.
Metodologia: Hoje, com o auxílio de CD e aparelho de som, apresentarei algumas músicas do repertório infantil para as crianças ouvirem e depois dizerem quais as preferidas de cada um. Faremos um gráfico na lousa, escrevendo o nome das músicas a serem ouvidas, questionarei cada criança, entregarei um pedaço de papel colorido e incentivarei que o cole na coluna de sua preferência. Fazer a contagem para verificar as músicas preferidas. Logo depois poderemos dançar ao som dessas músicas.
Materiais: Corda, CD e aparelho de som.
Proposta de movimento. Fazer a brincadeira “Vamos passear na floresta”.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
12h- Saída
Observação:
______________________________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Massinha
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Mostrar para as crianças a caneta mágica, (canetão) dizer que de vez em quando ela vem à escola para escrever as letras do nome de algumas crianças em suas mãos, e os primeiros a participar serão aqueles que respeitarem as regras.
Experiência: Expressar conhecimentos e ideias sobre a música.
Objetivos: Desenvolver a capacidade de interpretação.
Saberes e conhecimentos: Maneiras de se expressar com clareza
Metodologia: escreverei junto com as crianças os nomes das músicas em um cartaz. A seguir farei e seguinte questionamento: Qual o tema principal da música? (Ex: Atirei o pau no gato; Animais, respeito à natureza, brincadeiras de roda, etc.). A cada dia será realizada uma parte do Índice.
Nomes das músicas
Tema principal da música.
O que podemos saber sobre o tema?
Como vamos aprender?
Atirei o pau no gato.
Gato (animais)
Mal trato aos animais.
Como é o gato. Como cuidar dos animais.
Quem tem animal em casa.
Pesquisar.
Observar imagens de animais. Comparar os animais. Vídeos, etc

Materiais: Massinha, caneta piloto, cartolina ou papel craft.
Jogos de mesa: Tangram
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
________________________________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás no tatame e pedir que cada criança identifique o seu. Observar o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Brincar de telefone sem fio
Objetivos:  Desenvolver habilidade de ouvir com atenção.
Saberes e conhecimentos: Audição e atenção
Atividade: Hoje brincaremos de telefone sem fio. Todos sentados em círculo. Uma criança deve escolher uma palavra e dizer para outra criança. Depois que todas tiverem feito o mesmo, a última criança diz qual foi a palavra que ouviu. Enquanto as crianças brincam, anotar as palavras ditas no início e no final e mostrar para as crianças para verificarem as diferenças nas letras das palavras.
Materiais: Pátio.
Pátio: Brincar com brinquedos de sua preferência.
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
________________________________________________________________________



Plano de Aula

Entrada: Tampinhas
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Colocar os crachás sobre uma mesa e alguns bambolês no chão. Uma criança por vez, pega seu crachá e pula dentro dos bambolês até chegar ao cartaz, coloca seu crachá no lugar e volta pulando.
Experiência: Expressar conhecimentos e ideias.
Objetivos: Desenvolver a oralidade.
Saberes e conhecimentos: Oralidade, maneiras de se expressar com clareza
Metodologia: Conversar com as crianças sobre o que poderíamos aprender com os temas das músicas escolhidas. Anotar no cartaz do índice as respostas relevantes. Colocar no aparelho de som as músicas escolhidas ao fundo dizendo que cada criança poderá fazer um desenho sobre sua música preferida.

Materiais: Cartaz já exposto na sala, caneta piloto, folhas sulfites e giz de cera.
Espaço: Sala de aula
Jogos de mesa: Tangram
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
____________________________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Blocos lógicos
Café da Manhã
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Fazer um túnel com duas mesas e lençóis, pedir para as crianças passarem por ele em silencio, pois um urso mora lá dentro e ele não pode acordar. Experiência: Expressar conhecimentos e ideias.
Objetivos: Desenvolver a oralidade.
Saberes e conhecimentos: Oralidade, maneiras de se expressar com clareza
Metodologia: Conversar com as crianças sobre o índice do projeto que estamos montando e que desta vez vamos pensar em como vamos aprender tudo o que anotamos no cartaz anteriormente. Direcionar o debate levando-os a pensar em atividades que podem ser realizadas durante o projeto. Distribuir massa de modelar e incentivá-los a modelar um personagem de uma das músicas escolhidas

Materiais: Cartaz já exposto na sala, caneta piloto, massa de modelar.
Espaço: Sala de aula
Jogos de mesa: Tangram
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:
______________________________________________________________________


 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates