quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Jogos matemáticos

Jogos matemáticos

Todas as turmas. Do P. 4 ao 5º Ano.

Jogo da Velha



Saberes e conhecimentos: Coordenação motora fina, Raciocínio lógico matemático e estratégico, planejamento.
Objetivos: Colocar três peças seguidas de modo que formem uma linha horizontal, vertical ou diagonal.
Metodologia: Distribuir 2 palitos de sorvete para cada criança, para que pintem usando giz de cera, lápis de cor ou tinta guache. A seguir, a professora deverá colar os palitos com cola quente formando o jogo da velha. Ao finalizar, pedir que as crianças, uma por vez, escolham 5 tampinhas da mesma cor. Formar grupos de 2 ou 3 crianças e ensinar as regras do jogo.
Os jogadores jogam alternadamente, ocupando um espaço vazio do tabuleiro com uma tampinha, com o objetivo de colocar três peças seguidas de forma que formem uma linha horizontal, vertical ou diagonal. Ao mesmo tempo deve ficar atento às jogadas de seu oponente e não deixar que o mesmo consiga colocar as três peças alinhadas. Ganha o jogo aquele que conseguir alinhar três peças seguidas.
Obs. Se houverem três jogadores deve-se tirar par ou ímpar ou joquempô. O perdedor espera a finalização do jogo e joga com o vencedor da partida. Se ganhar, toma o seu lugar.
Material: Palitos de sorvete, cola quente, lápis de cor, 10 tampinhas de garrafa PET de duas cores diferentes.

sábado, 18 de novembro de 2017

Planos de aula - Nomes próprios e identidade

Planos de Aula  
        



         
Entrada: Brinquedos pequenos nas mesas
Café da manhã
Chamada e calendário: Cantaremos a música “O _____ roubou pão, na casa do João” cantando os nomes de todas as crianças. Verificaremos o tempo e registraremos o dia da semana no calendário, contaremos o número de crianças que vieram à escola e registraremos no cartaz da chamada.
Experiência: Ouvir a leitura do poema, conversar sobre seus nomes, escrevê-los e montá-los utilizando letras móveis.
Saberes e conhecimentos: Nomes próprios, leitura e escrita
Objetivos: Expressar seus sentimentos sobre seus nomes, escrevê-lo à sua maneira e montá-lo.
Metodologia: Fazer a leitura do poema “O nome da gente” de Pedro Bandeira. A seguir dialogar sobre o tema questionando-os se gostam de seus nomes? Quem escolheu seu nome? Se fosse trocá-lo, que nome escolheria? A seguir, distribuir sulfites e pedir para as crianças escreverem seus nomes com o auxílio do crachá na metade da folha ((Fiz uma linha na folha e orientei que escrevssem seus nomes sobre ela). Distribuir letras móveis recortadas anteriormente e pedir para encontrarem suas letras e colá-las logo abaixo da escrita de seus nomes.
Materiais: Poema, sulfite, lápis de cor, letras dos nomes recortadas.
Espaço: Sala de aula
Jogos de mesa: memória
Higiene das mãos.   
Almoço
Escovação.            
Saída
O que vou observar? O que disse sobre seu nome. Se escreve o próprio nome.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Precisou de ajuda ou recursos.
Observação:
__________________________________________________________

Plano de Aula  

Nicolas

Arthur
                       
Entrada: Livros na mesa
Café da manhã  
Parque
Chamada, calendário e rotina-Cantar a música “Bom dia como vai você” citando o nome cada criança. Observar o tempo e registrar no cartaz.
Roda da oralidade:  Conversar sobre a tarefa sobre a letra inicial de seus nomes que será realizada. As crianças levarão para casa uma folha sulfite dentro de um saco plástico, com a inicial de seus nomes para decorar juntamente com a família e colocar dentro um objeto que inicie com a mesma letra.
Experiência: Assistir vídeos da turma da Mônica e fazer autorretrato.
Objetivos: Observar suas características e reproduzi-las.
Saberes e conhecimentos: Identidade
Metodologia: Hoje assistiremos alguns vídeos da Turma da Mônica “Eu sou...” e conversaremos sobre seus nomes, incentivar que digam como são, o que gostam de fazer, etc. Logo depois, mostrarei no espelho seus rostinhos e pedirei que façam seu autorretrato e escrevam seus nomes logo abaixo. A seguir, cada criança comentará sobre seu autorretrato.
Materiais: Vídeos, lápis de cor e folhas sulfite.
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento: Brincar de vamos passear na floresta, trocando a palavra lobo pelo nome da criança.
Higiene das mãos.
Almoço.
Escovação          
Saída
O que vou observar? Se reproduz e comenta sobre sua produção.
Quem vou observar? 3 crianças
Como vou observar? Precisou de auxílio.
Observação:
____________________________________________________
Essa tarefa será usada nos planejamentos posteriores, pois a partir dela  trabalharemos o alfabeto e atividades com listas de palavras que iniciam com as letras iniciais dos nomes das crianças. com essas listas montaremos um livro para cada criança, intitulado "Meu livro do alfabeto".
Tarefa
Decorar, junto com a família a letra inicial de seu nome e colocar dentro do saco plástico um objeto que inicie com a mesma letra.
Tarefa
Decorar, junto com a família a letra inicial de seu nome e colocar dentro do saco plástico um objeto que inicie com a mesma letra.
Tarefa
Decorar, junto com a família a letra inicial de seu nome e colocar dentro do saco plástico um objeto que inicie com a mesma letra.
Tarefa
Decorar, junto com a família a letra inicial de seu nome e colocar dentro do saco plástico um objeto que inicie com a mesma letra.
 
Pietra - Pirulito

Miguel - Mola

Davi - Dinossauro

Brendha - Bexiga

Ana - Anel

Plano de Aula                        
Entrada: Brinquedos pequenos
Café da manhã         8h30: Parque
Roda da oralidade: Conversar sobre as letras de seus nomes. Quais os nomes dessas letras?
Chamada, calendário e rotina: Conversar sobre a rotina do dia e trocar as fichas do cartaz. Observar o calendário e o tempo. Brincadeira do carteiro. O ajudante do dia coloca os crachás em uma bolsa e entrega aos amigos chamando-os pelos nomes.
Experiência: Pular corda
Objetivos: Desenvolver equilíbrio e destreza; Explorar possibilidades corporais no brincar
Saberes e conhecimentos: Jogos, brinquedos e brincadeiras populares; (corda)
Metodologia: Hoje pularemos corda. Grupos de três crianças. Duas crianças batem a corda e uma pula enquanto cantamos uma parlenda (Coca-Cola, Pepsi cola, quantos namorados você tem na escola? 1, 2, 3...).
Espaço: Pátio
Higiene das mãos
Almoço
Escovação                      
Saída
O que vou observar? Como pulou.
Quem vou observar? 3 crianças
Como vou observar? Se entende as regras da brincadeira, consegue pular, precisa de auxílio.
Observação:

_____________________________________________________

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Culminância do projeto: Vamos Aprender Cantando.

Nos dias 08, 09 e 10 de novembro fizemos a exposição de culminância do nosso projeto. Foram expostos alguns trabalhos realizados pelas crianças durante todo o projeto, pois muitos deles fizeram parte do portfólio. Enviamos convites a todas as famílias pertencentes à comunidade escolar, em especial aos pais das crianças da turma. Os quais compareceram e prestigiaram juntamente com seus filhos que se encheram de orgulho por verem seus trabalhos expostos. Agradecemos a todos pela participação e colaboração.











domingo, 12 de novembro de 2017

JOGOS MATEMÁTICOS - Vamos contar

Jogo: Vamos Contar

P5 ao 2º ano

CONTEÚDOS:
Sistema de numeração decimal; relação número/quantidade; adição e subtração.
OBJETIVOS:
Estabelecer relação biunívoca (termo a termo), construir noções iniciais do sistema de numeração decimal; relacionar o numeral à quantidade.

Material: – 2 dados comuns – 2 tabuleiros com bolsinhos númerados de 1 a 10, palitos de sorvete
Número de jogadores: toda a sala dividida em dois grupos.
Regras: – Uma criança de cada grupo por vez, joga os dados, faz a soma dos pontos e coloca os palitos referentes à quantidade retirada nos dados nos bolsinhos, de acordo com o número de cada um até preencher todos os bolsos. A seguir começam a retirá-los até esvaziar todos eles.
 Ganha o jogo o grupo que preencher e esvaziar todos os bolsinhos primeiro.

domingo, 5 de novembro de 2017

JOGOS MATEMÁTICOS - OS NÚMEROS


PLANO DE AULA

PROJETO: JOGOS MATEMÁTICOS

JOGO: MODELANDO OS NÚMEROS




P.4 e P.5
Experiência: Modelar utilizando plaquinhas dos numerais vazados.
Objetivos: Reconhecer os numerais e quantidades.
Saberes e conhecimentos: Números e quantidades.
Metodologia: Mostrar para as crianças plaquinhas com numerais e quantidades questionando os nomes dos numerais e incentivando-os a contarem as devidas quantidades usando seus dedinhos. A seguir, distribuir massa de modelar e orientá-los a cobrir os números e fazer bolinhas de acordo com a quantidade dentro dos espaços nas plaquinhas. Após a finalização ou quando não houver mais interesse, deixar que brinquem com a massinha de acordo com a criatividade de cada um.
Materiais: Massa de modelar, placas plastificadas com os numerais.
O que vou observar? Se reconhecem os números e quantidades.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Se precisa ou não de auxílio para cobrir os numerais e reconhece as quantidades.
Observações:
__________________________________________

Planos de aula - Nomes próprios e brincadeiras.

Plano de Aula                   
Entrada: Jogo da memória
Café da manhã
Chamada e calendário: Cantaremos a música “Sai Piaba, saia da lagoa”. Verificaremos o tempo e registraremos o dia da semana no calendário, contaremos o número de crianças que vieram à escola e registraremos no cartaz da chamada.
Experiência: Ler e escrever o próprio nome e o nome dos colegas.
Objetivos: Identificar o próprio nome e dos colegas.
Saberes e conhecimentos: nomes próprios
Metodologia: Hoje dividiremos o quadro ao meio com um risco de giz e cada criança poderá, na sua vez, escrever o seu nome e o nome de um colega. Poderá usar os crachás para auxiliá-lo ou pedir a ajuda do amigo escolhido.
Materiais: Giz e lousa.
Espaço: Sala de aula
Jogos de mesa, Jogo da velha. Pintaremos palitos de sorvete, montaremos e jogaremos o jogo da velha. (A professora colará com cola quente).
Materiais: palitos de sorvete, giz de cera, cola quente.
Higiene das mãos.     
Almoço
Escovação.           
Saída: Brinquedos pequenos na mesa.
O que vou observar? Se identificam o próprio nome e o nome do amigo.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Quantas letras identificou. Precisou de ajuda ou recursos.
Observação:
_________________________________________________

Plano de Aula                         
Entrada: Livros na mesa
Café da manhã 
Parque
Chamada, calendário e rotina-Cantar a música “Bom dia como vai você” citando o nome cada criança. Observar o tempo e registrar no cartaz.
Roda da oralidade: Deixar que as crianças se expressem sobre como foi o seu dia ontem. O que fez?
Experiência: Recortar letras em revistas.
Objetivos: Identificar, recortar e colar as letras de seus nomes
Saberes e conhecimentos: Nomes próprios
Metodologia: Hoje procuraremos em revistas as letras de seus nomes e a seguir colaremos em folhas sulfite.
Materiais: Revistas, cola branca e folhas sulfite.
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento: Brincar de estátua
Higiene das mãos.
Almoço.
Escovação.            
Saída: Letras móveis de EVA.
O que vou observar? Se identificam, recortam e colam as letras de seus nomes.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Quais letras identificou, como recortou e colou.
Observação:
_______________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Blocos lógicos. Visitar a culminância do projeto em exposição na sala de artes com os pais.
Café da manhã
Brinquedoteca
Roda de conversa e rotina:Conversar sobre a culminância. Como foi ver seus trabalhos expostos com seus pais?
Chamada e calendário: Cada criança escreverá seu nome no quadro, depois contaremos o número de crianças. Identificar o dia da semana no calendário e pedir que uma criança circule, pedir para uma criança verificar e dizer como está o tempo e cantar a música “Hoje é quarta-feira, dia de...”
Experiência: Pular elástico
Objetivos: Explorar possibilidades corporais no brincar, pular.
Saberes e conhecimentos: Brinquedos e brincadeiras populares; (elástico)
Metodologia: Hoje pularemos elástico. Orientar as crianças a formar grupos de três crianças. Duas crianças seguram o elástico nas pernas e uma pula dentro e fora do elástico, sempre soletrando uma palavra. Ex. cho-co-la-te. Ensinar a elas as regras do jogo, auxiliar e ajudar quando houver necessidade.
Higiene das mãos. 
Almoço
Escovação.
Saída: Quebra cabeças de animais.
O que vou observar? Se conseguem pular o elástico.
Quem vou observar? 3 crianças
Como vou observar? Precisa de auxílio, entende os movimentos e regras.
Observação:
___________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Brinquedos pequenos
Café da manhã        
Parque
Roda da oralidade: Conversar sobre as letras de seus nomes. Quais os nomes dessas letras?
Chamada, calendário e rotina: Conversar sobre a rotina do dia e trocar as fichas do cartaz. Observar o calendário e o tempo. Brincadeira do carteiro. O ajudante do dia coloca os crachás em uma bolsa e entrega aos amigos chamando-os pelos nomes.
Experiência: Jogo de linguagem, “Mia seu gato”.
Objetivos: Ampliar a oralidade e memorização, percepção, atenção e concentração
Saberes e conhecimentos: Memorização, percepção, atenção e concentração;
Metodologia: Brincadeira “Mia Seu Gato” Formamos uma roda, a professora inicia a brincadeira escolhendo uma criança que continuará a brincadeira. Todos cantam: “Senhor caçador, nós iremos caçar, preste muita atenção quando o gato miar. Mia Seu Gato”. A criança tampa o olho de um amigo e pede para outra de sua escolha miar. A criança com olho tampado tenta adivinhar quem miou. Se acertar é a próxima a continuar a brincadeira. Se errar, a criança que miou toma seu lugar.
Espaço: Sala de aula
Higiene das mãos.           
Almoço
Escovação                       
Saída: Tampinhas
O que vou observar? A participação na brincadeira.
Quem vou observar? 3 crianças
Como vou observar? Entende as regras.
Observação:

________________________________________________

domingo, 29 de outubro de 2017

Planos de aula - Finalização do projeto 2

Plano de Aula

Entrada: Massinha.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre como será a culminância do projeto e sobre o convite que será enviado para os pais para prestigiarem a exposição que faremos.
Chamada e calendário: Escrever a letra do nome das crianças em suas mãos dizendo que a canetinha mágica voltou e os primeiros a ter o nome escrito são aqueles que souberem os nomes de suas primeiras letras. Relembrar qual é a inicial de cada um.
Experiência: Dobradura do ratinho
Saberes e conhecimentos: motricidade fina, dobradura e colagem
Objetivos: Dobrar e colar o papel formando um ratinho.
Metodologia: Cantar com as crianças a música “Um ratinho bonitinho”. Relembrar a história “O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado” e conversar sobre como fizemos anteriormente um ratinho de papel. Distribuir os papéis já recortados e orientá-los individualmente na confecção do ratinho. Deixar que explorem o brinquedo por alguns instantes orientando-os a não o estragar pois esses ratinhos farão parte da culminância do projeto.
Materiais: Papel dupla face na cor marrom, preto e branco já recortados nos formatos corretos, sulfite e lápis de cor.
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento. Lenço atrás.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Dominós.
O que vou observar? Como participa?
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Anotando sua participação.
Observação:
____________________________________________________

Plano de Aula





Entrada: Tangram.
Café da Manhã
Brinquedoteca
Roda da conversa: Conversar sobre como está o tempo hoje registrar no calendário.
Chamada e calendário colocar folhas sulfite no chão. As crianças pularão sobre as folhas até chegar à mesa pegar seu crachá e colocar no cartaz. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Contornar e nomear as partes do corpo.
Objetivos: nomear as partes do corpo.
Saberes e conhecimentos: partes do corpo.
Metodologia: Relembraremos a música “Cabeça, ombro, joelho e pé” e a seguir, escolheremos uma criança para contornar seu corpo sobre um papel Kraft. Logo depois, junto com as crianças, escreverei fichas com os nomes das partes do corpo e cada um, na sua vez, colará sua fixa em uma parte do corpo desenhado. Esse cartaz será utilizado na culminância do projeto. A seguir todos poderão representar o corpo humano através de desenho em sulfite.
Materiais: Papel Kraft, retângulas de sulfite para escrever os nomes das partes do corpo, 
10h20- Jogos de mesa: Brinquedos pequenos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças.
O que vou observar? Se reconhecem as partes do corpo.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.

Observação:
__________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Livros
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao quadro e escreva seu nome utilizando o crachá. Verificar o tempo e registrar no calendário. 
Experiência: Montagem de esqueleto.
Objetivos: Ter contato com a representação de ossos humanos.
Saberes e conhecimentos: Partes do corpo, ossos.
Metodologia: Sentados em roda, relembrar e cantar a música Dança das caveiras com as crianças, falar sobre o esqueleto que foi montado e propor uma nova montagem. Cada criança, na sua vez pega dentro da caixa surpresa uma parte do esqueleto. Começando pela cabeça, questionar qual a parte que montaremos agora? Pescoço, tronco, braços, pernas, etc. A seguir, propor que dancemos ao som de suas músicas preferidas.
Materiais: esqueleto já recortado usado em aula anterior.
Espaço: Sala de aula
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Blocos lógicos
O que vou observar? O reconhecimento das partes do corpo.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
_____________________________________________________________

Plano de Aula






Entrada: Brinquedos trazidos de casa.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo aos amigos e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina de hoje.
Chamada e calendário: Esticar uma corda no chão, marcar com giz de lousa os lados da corda com X e as crianças vão pular de um lado para o outro da corda sobre as marcas no chão. Pegar seu crachá e colocar no cartaz. Observar como está o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Socialização. Pular sobre pegadas no chão.
Saberes e conhecimentos: Coordenação motora ampla, atenção.
Objetivos: Pular com atenção sobre as pegadas observando seu posicionamento.
Metodologia: Colocar pegadas no chão montando uma sequência. As crianças irão pular sobre as pegadas observando e seguindo seu posicionamento.
Materiais: Pegadas feitas de EVA
Espaço: Pátio.
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.         
Almoço
Escovação              
Saída: Tangram
O que vou observar? A coordenação motora e a atenção.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
___________________________________________

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates