sábado, 18 de novembro de 2017

Planos de aula - Nomes próprios e identidade

Planos de Aula  
        



         
Entrada: Brinquedos pequenos nas mesas
Café da manhã
Chamada e calendário: Cantaremos a música “O _____ roubou pão, na casa do João” cantando os nomes de todas as crianças. Verificaremos o tempo e registraremos o dia da semana no calendário, contaremos o número de crianças que vieram à escola e registraremos no cartaz da chamada.
Experiência: Ouvir a leitura do poema, conversar sobre seus nomes, escrevê-los e montá-los utilizando letras móveis.
Saberes e conhecimentos: Nomes próprios, leitura e escrita
Objetivos: Expressar seus sentimentos sobre seus nomes, escrevê-lo à sua maneira e montá-lo.
Metodologia: Fazer a leitura do poema “O nome da gente” de Pedro Bandeira. A seguir dialogar sobre o tema questionando-os se gostam de seus nomes? Quem escolheu seu nome? Se fosse trocá-lo, que nome escolheria? A seguir, distribuir sulfites e pedir para as crianças escreverem seus nomes com o auxílio do crachá na metade da folha ((Fiz uma linha na folha e orientei que escrevssem seus nomes sobre ela). Distribuir letras móveis recortadas anteriormente e pedir para encontrarem suas letras e colá-las logo abaixo da escrita de seus nomes.
Materiais: Poema, sulfite, lápis de cor, letras dos nomes recortadas.
Espaço: Sala de aula
Jogos de mesa: memória
Higiene das mãos.   
Almoço
Escovação.            
Saída
O que vou observar? O que disse sobre seu nome. Se escreve o próprio nome.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Precisou de ajuda ou recursos.
Observação:
__________________________________________________________

Plano de Aula  

Nicolas

Arthur
                       
Entrada: Livros na mesa
Café da manhã  
Parque
Chamada, calendário e rotina-Cantar a música “Bom dia como vai você” citando o nome cada criança. Observar o tempo e registrar no cartaz.
Roda da oralidade:  Conversar sobre a tarefa sobre a letra inicial de seus nomes que será realizada. As crianças levarão para casa uma folha sulfite dentro de um saco plástico, com a inicial de seus nomes para decorar juntamente com a família e colocar dentro um objeto que inicie com a mesma letra.
Experiência: Assistir vídeos da turma da Mônica e fazer autorretrato.
Objetivos: Observar suas características e reproduzi-las.
Saberes e conhecimentos: Identidade
Metodologia: Hoje assistiremos alguns vídeos da Turma da Mônica “Eu sou...” e conversaremos sobre seus nomes, incentivar que digam como são, o que gostam de fazer, etc. Logo depois, mostrarei no espelho seus rostinhos e pedirei que façam seu autorretrato e escrevam seus nomes logo abaixo. A seguir, cada criança comentará sobre seu autorretrato.
Materiais: Vídeos, lápis de cor e folhas sulfite.
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento: Brincar de vamos passear na floresta, trocando a palavra lobo pelo nome da criança.
Higiene das mãos.
Almoço.
Escovação          
Saída
O que vou observar? Se reproduz e comenta sobre sua produção.
Quem vou observar? 3 crianças
Como vou observar? Precisou de auxílio.
Observação:
____________________________________________________
Essa tarefa será usada nos planejamentos posteriores, pois a partir dela  trabalharemos o alfabeto e atividades com listas de palavras que iniciam com as letras iniciais dos nomes das crianças. com essas listas montaremos um livro para cada criança, intitulado "Meu livro do alfabeto".
Tarefa
Decorar, junto com a família a letra inicial de seu nome e colocar dentro do saco plástico um objeto que inicie com a mesma letra.
Tarefa
Decorar, junto com a família a letra inicial de seu nome e colocar dentro do saco plástico um objeto que inicie com a mesma letra.
Tarefa
Decorar, junto com a família a letra inicial de seu nome e colocar dentro do saco plástico um objeto que inicie com a mesma letra.
Tarefa
Decorar, junto com a família a letra inicial de seu nome e colocar dentro do saco plástico um objeto que inicie com a mesma letra.
 
Pietra - Pirulito

Miguel - Mola

Davi - Dinossauro

Brendha - Bexiga

Ana - Anel

Plano de Aula                        
Entrada: Brinquedos pequenos
Café da manhã         8h30: Parque
Roda da oralidade: Conversar sobre as letras de seus nomes. Quais os nomes dessas letras?
Chamada, calendário e rotina: Conversar sobre a rotina do dia e trocar as fichas do cartaz. Observar o calendário e o tempo. Brincadeira do carteiro. O ajudante do dia coloca os crachás em uma bolsa e entrega aos amigos chamando-os pelos nomes.
Experiência: Pular corda
Objetivos: Desenvolver equilíbrio e destreza; Explorar possibilidades corporais no brincar
Saberes e conhecimentos: Jogos, brinquedos e brincadeiras populares; (corda)
Metodologia: Hoje pularemos corda. Grupos de três crianças. Duas crianças batem a corda e uma pula enquanto cantamos uma parlenda (Coca-Cola, Pepsi cola, quantos namorados você tem na escola? 1, 2, 3...).
Espaço: Pátio
Higiene das mãos
Almoço
Escovação                      
Saída
O que vou observar? Como pulou.
Quem vou observar? 3 crianças
Como vou observar? Se entende as regras da brincadeira, consegue pular, precisa de auxílio.
Observação:

_____________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates