segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Planos de aula - Semana da alimentação e da leitura

Plano de Aula






Plano de Aula

Entrada: Abertura da semana da leitura com teatro apresentado pelas professoras.
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Distribuir os crachás para as crianças aleatoriamente. Cada deve reconhecer o crachá que está com ela e chamar o nome do amigo entregar o crachá e dar um abraço. Verificar que dia é hoje e que dia foi ontem, como está o tempo, registrar no calendário Cantar a música (7 dias a semana tem).
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre a semana da família. O que faremos?
Experiência: Montar seu prato preferido com massinha.
Saberes e conhecimentos: Alimentação saudável
Objetivos: Demonstrar suas preferências.
Metodologia: Como nessa semana temos a semana da Leitura, dando ênfase à questão da alimentação reunirei as crianças no tatame e perguntarei se sabem quais são as profissões responsáveis pela produção dos alimentos. Faremos a lista de algumas profissões: como a nutricionista, a cozinheira da escola. Após a conversa propor que façam seus pratos preferidos utilizando massinha e pratinhos de brinquedo.
Materiais: Massinha  de cores variadas e pratinhos.
Espaço: Sala de aula
Jogo de mesa: Letras móveis.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Jogo da memória
O que vou observar? Qual o alimento preferido.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Anotando sua participação.
Observação:
____________________________________________


Plano de Aula
Entrada: Exposição de banner, livros e recursos utilizados no projeto literatura, palitos de sorvete na sala de aula.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a serem realizadas, contar as crianças presentes e ausentes.
Chamada e calendário: Formar uma roda, colar em suas costas uma ficha com o nome de um amigo pedir que andem pela sala e identifiquem seus nomes nas costas do amigo retirem e coloquem no cartaz.
Experiência: Culinária
Objetivos: Conhecer alimentos saudáveis.
Saberes e conhecimentos: Alimentação saudável.
Metodologia: montaremos sanduíches naturais utilizando pão de forma, alface, legumes variados e maionese feita com leite. Cada criança montará o sanduíche de acordo com os alimentos preferidos.
Materiais: Pão de forma, alface, maionese.
Proposta de movimento. Brincar de estátua.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Quebra cabeças.
O que vou observar? A experimentação do sanduíche pelas crianças.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.


Observação:
______________________________________________


Plano de Aula

Entrada: Cantinhos com livros na sala para leitura com os familiares.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: conversar sobre as regras da brinquedoteca e brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre os alimentos e a importância de nos alimentarmos bem.
Chamada e calendário pular em um pé só até chegar no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Montar espetinhos com frutas.
Objetivos: Experimentar novos alimentos
Saberes e conhecimentos: Alimentação saudável.
Metodologia: Hoje faremos espetinhos utilizando frutas: maçã, melão, uvas, morango, pera. Cada criança montará seu espetinho utilizando suas frutas preferidas. Propor a experimentação das frutas pelas crianças.
Materiais: Frutas trazidas pelas crianças, espetos.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças.
O que vou observar? Quem experimenta as frutas.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação: ______________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Exposição de banner, livros e recursos utilizados no projeto literatura.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao quadro e escreva seu nome utilizando o crachá para observar a letra de seu nome.
Experiência: Contação de histórias
Objetivos: Explorar materiais de contação de história.
Saberes e conhecimentos: Materiais e seus usos diversos.
Metodologia: Hoje serão expostos materiais de contação de história e as crianças poderão explorar os cantinhos usando sua criatividade. Formaremos grupos de três ou mais crianças e incentivaremos que contem suas histórias para os amigos ou somente manipulem o material
Materiais: Materiais para contação de história. Exemplo: Teatro de fantoches e livros.
Espaço: Pátio ou sala de jogos.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Blocos lógicos
O que vou observar? A exploração dos materiais pelas crianças.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:


Plano de Aula

Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás sobre a mesa e pedir que cada criança encontre o seu. Observar o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Escrever com giz no pátio.
Saberes e conhecimentos: Artes Visuais: desenho e pintura.
Objetivos: Fazer a máscara
Metodologia: Reunir as crianças no tatame e conversar sobre tudo que fizeram durante a semana. Retomando o assunto alimentação saudável. Propor que cada criança confeccione uma máscara da fruta ou outro alimento que mais gosta, para fazerem depois uma brincadeira, cada um usando a máscara poderá descrever o seu sabor e convencer as outras crianças a consumirem esse alimento. Disponibilizar para as crianças tinta guache, giz de cera, cola branca e papéis coloridos para cada um decorar a sua máscara como desejar.
Materiais: Prato de papelão descartável, tinta guache, lápis grafite e giz de cera, papéis coloridos.
Espaço: Sala de aula
Pátio: Brincar com brinquedos de sua preferência.
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.         
Almoço
Escovação              
Saída: Tangram
O que vou observar? Consegue escrever seu nome.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
___________________________________________


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates