domingo, 29 de outubro de 2017

Planos de aula - Finalização do projeto 2

Plano de Aula

Entrada: Massinha.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre como será a culminância do projeto e sobre o convite que será enviado para os pais para prestigiarem a exposição que faremos.
Chamada e calendário: Escrever a letra do nome das crianças em suas mãos dizendo que a canetinha mágica voltou e os primeiros a ter o nome escrito são aqueles que souberem os nomes de suas primeiras letras. Relembrar qual é a inicial de cada um.
Experiência: Dobradura do ratinho
Saberes e conhecimentos: motricidade fina, dobradura e colagem
Objetivos: Dobrar e colar o papel formando um ratinho.
Metodologia: Cantar com as crianças a música “Um ratinho bonitinho”. Relembrar a história “O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado” e conversar sobre como fizemos anteriormente um ratinho de papel. Distribuir os papéis já recortados e orientá-los individualmente na confecção do ratinho. Deixar que explorem o brinquedo por alguns instantes orientando-os a não o estragar pois esses ratinhos farão parte da culminância do projeto.
Materiais: Papel dupla face na cor marrom, preto e branco já recortados nos formatos corretos, sulfite e lápis de cor.
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento. Lenço atrás.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Dominós.
O que vou observar? Como participa?
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Anotando sua participação.
Observação:
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Plano de Aula





Entrada: Tangram.
Café da Manhã
Brinquedoteca
Roda da conversa: Conversar sobre como está o tempo hoje registrar no calendário.
Chamada e calendário colocar folhas sulfite no chão. As crianças pularão sobre as folhas até chegar à mesa pegar seu crachá e colocar no cartaz. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Contornar e nomear as partes do corpo.
Objetivos: nomear as partes do corpo.
Saberes e conhecimentos: partes do corpo.
Metodologia: Relembraremos a música “Cabeça, ombro, joelho e pé” e a seguir, escolheremos uma criança para contornar seu corpo sobre um papel Kraft. Logo depois, junto com as crianças, escreverei fichas com os nomes das partes do corpo e cada um, na sua vez, colará sua fixa em uma parte do corpo desenhado. Esse cartaz será utilizado na culminância do projeto. A seguir todos poderão representar o corpo humano através de desenho em sulfite.
Materiais: Papel Kraft, retângulas de sulfite para escrever os nomes das partes do corpo, 
10h20- Jogos de mesa: Brinquedos pequenos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças.
O que vou observar? Se reconhecem as partes do corpo.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.

Observação:
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Plano de Aula
Entrada: Livros
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao quadro e escreva seu nome utilizando o crachá. Verificar o tempo e registrar no calendário. 
Experiência: Montagem de esqueleto.
Objetivos: Ter contato com a representação de ossos humanos.
Saberes e conhecimentos: Partes do corpo, ossos.
Metodologia: Sentados em roda, relembrar e cantar a música Dança das caveiras com as crianças, falar sobre o esqueleto que foi montado e propor uma nova montagem. Cada criança, na sua vez pega dentro da caixa surpresa uma parte do esqueleto. Começando pela cabeça, questionar qual a parte que montaremos agora? Pescoço, tronco, braços, pernas, etc. A seguir, propor que dancemos ao som de suas músicas preferidas.
Materiais: esqueleto já recortado usado em aula anterior.
Espaço: Sala de aula
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Blocos lógicos
O que vou observar? O reconhecimento das partes do corpo.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
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Plano de Aula






Entrada: Brinquedos trazidos de casa.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo aos amigos e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina de hoje.
Chamada e calendário: Esticar uma corda no chão, marcar com giz de lousa os lados da corda com X e as crianças vão pular de um lado para o outro da corda sobre as marcas no chão. Pegar seu crachá e colocar no cartaz. Observar como está o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Socialização. Pular sobre pegadas no chão.
Saberes e conhecimentos: Coordenação motora ampla, atenção.
Objetivos: Pular com atenção sobre as pegadas observando seu posicionamento.
Metodologia: Colocar pegadas no chão montando uma sequência. As crianças irão pular sobre as pegadas observando e seguindo seu posicionamento.
Materiais: Pegadas feitas de EVA
Espaço: Pátio.
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.         
Almoço
Escovação              
Saída: Tangram
O que vou observar? A coordenação motora e a atenção.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
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