domingo, 3 de setembro de 2017

Planos de aula - Projeto, partes do corpo - esqueleto

Plano de Aula
Entrada: Blocos de papel machê.
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Cantar a música Bom dia como vai você, distribuir os crachás para as crianças aleatoriamente. Cada uma deve reconhecer o crachá que está com ela e chamar o nome do amigo, entregar o crachá e dar um abraço. Verificar que dia é hoje e que dia foi ontem, como está o tempo, registrar no calendário Cantar a música (7 dias a semana tem).
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana e a apresentação que faremos no dia da socialização.
Experiência: Montar coreografia e ensaiar para apresentação da socialização com as outras turmas.
Saberes e conhecimentos: Expressão corporal.
Objetivos: Ampliar a capacidade de movimentos corporais com movimentos e gestos.
Metodologia: Apresentar para as crianças a música Pic Chiclete deixar que se movimentem livremente a seguir, a seguir, montar junto com eles a coreografia para a apresentação.
Materiais: Cd com a música Pic Chiclete e outras músicas sobre o corpo humano.
Link para ouvir e imprimir a música:
https://www.letras.mus.br/a-turma-do-seu-lobato/1972294/
Espaço: Sala de aula
Jogo de mesa: Letras móveis.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças

Observação:
______________________________________________

Plano de Aula
Montando o corpo humano.

Entrada: palitos de sorvete.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar com as crianças sobre as atividades a serem realizadas e as que já realizamos.
Chamada e calendário: Cantar a música, Bom dia amiguinho como vai, mostrar os crachás para as crianças para que identifiquem seus nomes e coloquem no cartaz.
Experiência: quebra cabeças do corpo humano.
Objetivos: Identificar as partes do corpo.
Saberes e conhecimentos: Partes do corpo.
Metodologia: Cantar e dançar com algumas músicas referentes ao corpo humano. (Minha boneca de lata, Cabeça, ombro, joelho e pé, etc.). Distribuir quebra cabeças do corpo humano e orientar as crianças a montarem observando o próprio corpo e de seus colegas.
Materiais: Quebra cabeças de bonecos.
Proposta de movimento. Ensaio para a apresentação no dia da socialização.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Quebra cabeças.
Observação:
________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Quebra cabeça.
Café da Manhã
Brinquedoteca: conversar sobre as regras da brinquedoteca e brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre nosso corpo e como podemos tocar e tratar os nossos amigos. De que forma podemos tocar? Será que podemos machuca-los?
Chamada e calendário pular em um pé só até chegar no cartaz e colocar lá o seu crachá. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Fazer movimentos diversos
Objetivos: Pular, rolar, correr, etc.
Saberes e conhecimentos: Movimentos corporais diversos.
Metodologia: Contar para as crianças a história "Eu me mexo". Após a leitura, solicitar que as crianças peguem em seu corpo, mãos, pernas, cabeça, e sintam que tem algo duro dentro de nós, explicar que esse é o nosso esqueleto que é formado por ossos e nos sustenta, permitindo que nós corramos, andemos, pulemos, rolemos, saltemos, etc. Levar as crianças ao pátio do CMEI e oportunizar que realizem todos os movimentos enfocados na história: correr, pular, rolar, saltar.
Materiais: livro “Eu me mecho”.
Link para baixar o livro:
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2013/07/livro-eu-me-mexo.html 
Jogos de mesa: tampinhas
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças.
Observação:

Plano de Aula


Entrada: Pecinha de montar.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao quadro e escreva seu nome utilizando o crachá para observar a letra de seu nome.
Experiência: Desenhar o esqueleto
Objetivos: Compreender que o corpo humano possui ossos.
Saberes e conhecimentos: Corpo humano, esqueleto
Metodologia: Ainda na roda de conversa, dizer às crianças que tem uma surpresa e que vão ter que adivinhar qual é. Com uma caixa surpresa fazer a brincadeira batata quente e a criança que ficar com a caixa deverá retirar uma peça e mostrar para as outras e perguntar o que é. A cada peça ir montando o esqueleto com as crianças e dizendo o nome das partes e onde elas ficam no corpo. Pedir que toquem seus corpos para identificar o local em que está o osso. (Montar o esqueleto articulado e pendurar em local visível que possam manipulá-lo). A seguir escolher uma criança para contornar o corpo em papel Kraft e pedir que cada criança desenhe um osso do corpo.
Materiais: Papel Kraft, Caixa surpresa e esqueleto articulado já recortado.
Espaço: Pátio
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Blocos lógicos
Observação:
_________________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás sobre a mesa e pedir que cada criança encontre o seu. Observar o tempo e registrar no calendário.
Socialização
Experiência: Socialização com outras turmas.
Saberes e conhecimentos: Apresentação da música “Pic chiclete”.
Objetivos: Participar de apresentações de dança.
Metodologia: Hoje nos reuniremos no pátio do CMEI com as outras turmas e apresentaremos a coreografia ensaiada durante a semana, ao som da música, Pic chiclete.
Materiais: CD com a música, aparelho de som.
Espaço: Pátio do CMEI
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.         
Almoço
Escovação              
Saída: Tangram
Observação:
________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates