domingo, 10 de setembro de 2017

Planos de aula - Livro "E o dente ainda doía" Animais

Plano de Aula

Entrada: Fazendinha
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Esticar uma corda no chão fazer marcar com giz de lousa dos lados e as crianças vão pular de um lado para o outro da corda sobre as marcas no chão. Pegar seu crachá e colocar no cartaz.
Roda da conversa e rotina: Relembrar o projeto que estamos realizando. Cantar algumas músicas e falar sobre as músicas que ainda vamos trabalhar. Cantar as músicas “O jacaré foi passear na lagoa” e “O sapo Cururu”.
Experiência: Contação de história “E o dente ainda doía”
Saberes e conhecimentos: Interpretação de texto, leitura e escrita.
Objetivos: Saber ouvir em momentos de roda de história. Observar, desenhar e fazer tentativa de escrita.
Metodologia: Sentados em roda, contar a história com o auxílio do livro e ao final questioná-los levando-os a fazer a interpretação da mesma. O que o jacaré sentia? Por que será que o dente do jacaré doía? O que podemos fazer para não ter dor de dente? Quem já teve dor de dente? Lembrá-los também da quantidade de animais, desenhando e anotando no quadro quantos eram e escrevendo seus nomes. Incentivá-los a escolher um animal, desenhar e escrever seu nome.
Materiais: Livro, lápis de cor, sulfite.
Espaço: Sala de aula
Jogo de mesa: quebra cabeças.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Jogo da memória
O que vou observar? Participa da interpretação? Faz tentativa de escrita?
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
________________________________________________
Animais que fazem parte da história:










Plano de Aula
Números e quantidades

Entrada: Animais pequenos.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Relembrar as atividades a serem realizadas e as que já realizamos. Questionar se alguém tem uma ideia para a próxima semana.
Chamada e calendário: Escrever a letra do nome das crianças em suas mãos dizendo que a canetinha mágica voltou e os primeiros a ter o nome escrito são aqueles que souberem os nomes de suas primeiras letras. Relembrar qual é a inicial de cada um.
Experiência: Confeccionar cartaz.
Objetivos: Reconhecer os números e relacioná-los a suas respectivas quantidades.
Saberes e conhecimentos: Números e quantidades.
Metodologia: Relembrar a história contada anteriormente. Mostrar o livro e contar os animais da história. Escrever junto com as crianças em um cartaz já com as imagens, o nome de cada animal e o número referente à quantidade. ( Ex. 1 UM JACARÉ, 2 DOIS COELHOS, etc.)
Materiais: Cartolina branca, cola branca, imagens de animais, caneta piloto.
Proposta de movimento. Lenço atrás.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Dominós.
O que vou observar? Reconhece números e quantidades?
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
_________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Tangram.
Café da Manhã
Brinquedoteca
Chamada e calendário colocar folhas sulfite no chão. As crianças pularão sobre as folhas até chegar à mesa pegar seu crachá e colocar no cartaz. Observar e registrar o tempo.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre os animais que ajudaram o jacaré e qual é a característica de cada um.
Experiência: Fazer um gráfico com as características dos animais.
Objetivos: Conhecer algumas características dos animais.
Saberes e conhecimentos: Características dos animais.
Metodologia: Montar um gráfico de acordo com as classes dos animais presentes no livro, junto com as crianças, fazer a leitura das palavras e pedir que uma de cada vez cole no cartaz uma imagem no local indicado.
EXEMPLO:
Classificação dos animais

Materiais: cartolina, imagens dos animais
Jogos de mesa: Brinquedos pequenos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças.
O que vou observar? O conhecimento das crianças sobre o tema.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
___________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Trilha de obstáculos com a participação da família.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao quadro e escreva seu nome utilizando o crachá para observar a letra de seu nome.
Experiência: O que comem os animais?
Objetivos: Aprender o que os animais comem
Saberes e conhecimentos: Alimentação dos animais
Metodologia: Apresentar um vídeo sobre a alimentação dos animais e logo depois conversar com as crianças sobre o tema. Distribuir massinha de modelar e incentivá-los a moldar os animais que preferirem. Auxiliar se for necessário.
Materiais: Vídeo sobre alimentação dos animais e massa de modelar.
Link para o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=ljGhGQO_y_4&t=28s
Espaço: Sala de aula
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Blocos lógicos
O que vou observar? Conhecimento da criança a respeito do tema.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:

Plano de Aula

Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina. Cantar algumas músicas sobre animais.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás sobre a mesa e pedir que cada criança encontre o seu. Observar o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Corrida dos animais
Saberes e conhecimentos: coordenação motora ampla, imitação e atenção.
Objetivos: Imitar os animais.
Metodologia: Apresentar dois vídeos sobre o som e a locomoção dos animais. A seguir convidar as crianças a formar uma fileira e pedir que percorram um trajeto imitando algum animal. Pulando como o sapo, arrastando-se como o jacaré, etc.
Link para o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=cEh9hlcO4_U
https://www.youtube.com/watch?v=tLOvOP2evl8
Materiais:
Espaço: Pátio.
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.         
Almoço
Escovação              
Saída: Tangram
O que vou observar? Imita os animais durante a corrida?
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
__________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates