domingo, 24 de setembro de 2017

Planos de aula - Educação infantil - Animais domésticos

Plano de Aula

Entrada: Letras móveis
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Caça ao crachá. Espalhar os crachás pela sala com os nomes virados para baixo e incentivá-los a procurar. Cada criança tem o direito de olhar três crachás. Se não encontrar, senta-se passando a vez para outro amigo. Verificar que dia é hoje, como está o tempo e registrar no calendário. Cantar a música (7 dias a semana tem).         
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades que realizaremos durante a semana.
Experiência: Festa a fantasia
Objetivos: Dançar ao som de suas músicas preferidas.
Saberes e conhecimentos: Dança, expressão corporal.
Metodologia: Propor uma festa a fantasia em que as crianças utilizarão adereços como óculos, roupas e enfeites de festa e dançarão ao som de das músicas escolhidas para o projeto.
Materiais: Rádio, CD, adereços e roupas.
Espaço: Sala de aula
Jogo de mesa: Blocos lógicos.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Pecinhas de montar
O que vou observar? Tem facilidade em se expressar durante a dança?
Quem vou observar? 7 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação. Tirar fotos.
Observação:
______________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Alinhavo.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Relembrar as atividades a serem realizadas e as que já realizamos.
Chamada e calendário: pular dentro de formas geométricas desenhadas no chão até chegar no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Classificação de animais domésticos e silvestres.
Objetivos: comparar e classificar as características dos animais.
Saberes e conhecimentos: Animais domésticos e silvestres.
Metodologia: Usando as fichas de diversos animais, trabalhar os sons que esses animais fazem, discutir as características de cada um, fazendo comparações e separando os animais domésticos e silvestres e colando dessa maneira em um cartaz. Logo depois, modelar os animais com massinha.
Materiais: Fichas de animais diversos.
Proposta de movimento. Brincadeira de roda.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Dominós.
O que vou observar? Se a criança reconhece e identifica os animais.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
_______________________________________

Plano de Aula
Entrada: Tangram.
Café da Manhã
Brinquedoteca
Roda da conversa e rotina: Organizar as atividades que serão realizadas durante o dia. Conversar sobre os animais da atividade anterior. Será que alguém conhece outro animal que não vimos nas fichas?
Chamada e calendário: Colocar duas folhas sulfite no chão. A criança pulará sobre uma folha e colocará a folha de trás para frente, até chegar à mesa pegar seu crachá e colocar no cartaz. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Ler e escrever o próprio nome e o nome dos colegas.
Objetivos: Identificar o próprio nome e dos colegas.
Saberes e conhecimentos: Escrita do próprio nome e dos colegas;
Metodologia: Hoje dividiremos o quadro ao meio com um risco de giz e cada criança poderá, na sua vez, escrever o seu nome e o nome de um colega. Podendo usar os crachás. Logo depois brincaremos de jogo da velha.
Materiais: Crachás e giz de lousa.
Espaço: Sala de aula
Jogos de mesa: Letras móveis
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças.
O que vou observar? Reconhece a escrita de seu nome.
Quem vou observar? 5 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
_______________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Fazendinha
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Pendurar os crachás no varal e cada criança na sua vez retira e coloca no cartaz. Verificar que dia é hoje, como está o tempo, registrar no calendário.
Experiência: Classificação e contagem.
Objetivos: Classificar e contar os animais.
Saberes e conhecimentos: Animais.
Metodologia: Com as fichas de animais fazer a separação daqueles que podem ser criados em casa e aqueles que devem ser criados no sítio. Porque isso acontece? Cantar com as crianças a música “Seu Lobato” utilizando as fichas dos animais da fazenda. Logo depois, brincar de roda cantando a música “A carrocinha pegou 3 cachorrinhos de uma vez” colocando três crianças de cada vez na roda e contando as crianças que entram e saem.
Materiais: Fichas de animais.
Espaço: Sala de aula
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo da escolha das crianças
O que vou observar? Se a criança classifica os animais.
Quem vou observar? Todas as crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação. Tirar fotos.
Observação:
____________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina e as atividades realizadas sobre os animais.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás sobre a mesa e pedir que cada criança encontre o seu. Observar o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Jogo de linguagem, “Mia seu gato”.
Objetivos: Identificar o timbre da voz do colega.
Saberes e conhecimentos: Timbre da voz
Metodologia: Brincadeira “Mia Seu Gato” Formamos uma roda, a professora inicia a brincadeira escolhendo uma criança que continuará a brincadeira. Todos cantam: “Senhor caçador, nós iremos caçar, preste muita atenção quando o gato miar. Mia Seu Gato”. A criança tampa o olho de um amigo e pede para outra de sua escolha miar. A criança com olho tampado tenta adivinhar quem miou. Se acertar é a próxima a continuar a brincadeira. Se errar, a criança que miou toma seu lugar.
Como brincar: (Formar uma roda e escolher uma criança para iniciar a brincadeira. A criança começa a andar por fora da roda e as outras começam e dizer: _Senhor caçador, nós iremos caçar, preste muita atenção quando o gato miar.
A criança escolhe um amigo que está na roda e cobre seus olhos com as mãos dizendo para outra criança da roda: _Mia seu gato.
A criança imita o miado de um gato e aquela que está com os olhos cobertos tenta adivinhar quem miou. Se acertar será a próxima a escolher os amigos, se errar, o próximo será a criança que miou).
Materiais: Nenhum
Espaço: Sala de aula.
Brinquedos de casa.
Higiene das mãos.         
Almoço
Escovação              
Saída: Vídeo da escolha das crianças.
O que vou observar? Participação das crianças na brincadeira.
Quem vou observar? Todas as crianças
Como vou observar? Anotando como foi a participação. 
Observação:
________________________________________


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates