domingo, 17 de setembro de 2017

Planos de aula-Construção de jacaré com papelão


Plano de Aula






Entrada: Letras móveis de EVA.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Relembrar as atividades a serem realizadas e as que já realizamos. Questionar se alguém tem uma ideia para a próxima semana.
Chamada e calendário: Mostrar os crachás para as crianças para que identifiquem seus nomes e coloquem no cartaz.
Experiência: Construir jacaré Clit-clat. Pintura a dedo sobre papelão.
Objetivos: Explorar possibilidades manuais. Pintura a dedo.
Saberes e conhecimentos: Transformação de objetos e materiais.
Metodologia: Mostrar para as crianças o modelo do jacaré que será feito e a seguir distribuir o papelão já recortado entre eles. Logo depois as crianças pintarão todo o papelão de verde utilizando os dedos.
Materiais: papelão, tinta guache.
Proposta de movimento. Dança da cadeira
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Dominós.
O que vou observar? Exploração da tinta?
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
____________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Dominós.
Café da Manhã
Brinquedoteca
9h- Chamada e calendário colocar folhas sulfite no chão. As crianças pularão sobre as folhas até chegar à mesa pegar seu crachá e colocar no cartaz. Observar e registrar o tempo.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre os animais que ajudaram o jacaré e qual é a característica de cada um.
Experiência: Colagem de lantejoulas (pele) e olhos do jacaré.
Objetivos: Explorar e perceber texturas.
Saberes e conhecimentos: Elementos da linguagem visual texturas.
Metodologia: Conversar com as crianças sobre a textura do corpo do jacaré e que ela será representada pelas lantejoulas. Enquanto a turma explora o tangram, chamarei três crianças por vez e os orientarei e auxiliarei, se necessário, a colar as lantejoulas e os olhos sobre o corpo do jacaré.

Materiais: Tangram, lantejoulas, olhos do jacaré (já recortados), cola branca.
Jogos de mesa: Brinquedos pequenos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças.
O que vou observar? Como colam a lantejoula.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:
___________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Blocos lógicos
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Sentar as crianças perto do quadro e pedir que uma de cada vez vá ao quadro e escreva seu nome utilizando o crachá para observar a letra de seu nome.
Experiência: Finalizar e brincar com o brinquedo construído.
Objetivos: Participar da finalização, perceber, imitar e produzir sons com o brinquedo construído.
Saberes e conhecimentos: Percepção sonora e imitação.
Metodologia: Enquanto a turma brinca com massinha em suas mesas chamarei as crianças individualmente e finalizaremos o jacaré colando as tampinhas e os dentes. Essa parte será realizada pela professora com cola quente e observada pela criança. Logo após, a criança poderá explorar seu brinquedo, imitar o som que o jacaré produz, dizer que há um instrumento musical chamado castanhola que possui esse formato e faz o som parecido, cantar uma música acompanhando o ritmo com o jacaré feito por eles. Deixar que brinquem e depois guardar para colocar no portfólio.
Materiais: Tampinhas e cartolina branca para os dentes do jacaré, pistola de cola quente.
Espaço: Sala de aula
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Boliche
O que vou observar? Exploração do brinquedo.
Quem vou observar? 6 crianças
Como vou observar? Observando e anotando sua participação.
Observação:



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates