sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Planos de aula - Projeto, Alimentação saudável

Plano de Aula
Entrada: Torre inteligente.
Café da Manhã
Rotina, chamada e calendário: entregar os crachás para as crianças. A seguir, escrever no quadro uma letra e perguntar quem tem esta letra em seu nome. Continuar com outras letras. Verificar que dia é hoje, como está o tempo, registrar no calendário. Conversar sobre a rotina do dia e escolher uma criança para colocar as fichas no cartaz. Cantar canções de rotina.
Roda da conversa: Conversar sobre o final de semana e as atividades que serão realizadas, de acordo com o projeto e o tema trabalhado.
Experiência: Alimentação saudável; Letras iniciais
Objetivos: Aprender a alimentar-se bem. Reconhecer as letras iniciais de seus nomes.
Saberes e conhecimentos: Alimentação saudável. Nomes próprios
Metodologia: Iniciar a conversa com as crianças sobre a história da Chapeuzinho Vermelho e comentar o motivo de a Chapeuzinho visitar a vovó. Se ela estava doente, qual será o melhor alimento para ela se recuperar? Falar sobre alimentação saudável. O que significa a palavra SAUDÁVEL. Escrever a palavra no quadro e questionando sobre as letras da palavra. Quem tem no seu nome aquelas letras. Como se chama cada letra? Junto com as crianças escrever suas letras iniciais em sulfite e incentivá-los a fazer um desenho de um alimento que inicie com a letra.

Materiais: folha sulfite, giz de cera.
Espaço: sala de aula
Jogo de mesa-Alfabeto móvel.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:
________________________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: bloquinhos de construção.
Café da Manhã
Parque
Rotina chamada e calendário: Conversar sobre a rotina do dia. Entregar os crachás para as crianças e utilizando letras móveis das iniciais de seus nomes mostrar as letras e pedir para vir à frente aqueles que tem a letra inicial igual enfatizando sempre o nome das letras.
Roda da conversa: Conversar sobre as atividades a serem realizadas. Relembrando a história de Chapeuzinho Vermelho.
Experiência: alimentação saudável
Objetivos: Desenvolver noções de boa alimentação.
Saberes e conhecimentos: alimentação saudável.
Metodologia: Conversar sobre seus alimentos preferidos, fazer uma lista em Kraft com esses alimentos e escrever os nomes das crianças logo abaixo. Verificar qual alimento é o mais votado. Ele é doce ou salgado? Será que esses alimentos são saudáveis? Questionar sobre os alimentos levados para a vovó, o que poderíamos preparar na aula de culinária proposta no nosso projeto? Utilizando massinha, modelar seus alimentos preferidos.
(Neste dia foi decidido que faríamos uma receita de pão doce)
Materiais: Papel Kraft.
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento. Pular dentro de Bambolês colocados no chão na distância de um passo cada um.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:
________________________________________________________________

Lição de casa:
Recorte e traga uma imagem de alimento saudável e uma de alimento não saudável.
Mandar para casa, envelopes para que tragam os recortes.

LIÇÃO DE CASA
PESQUISE, RECORTE E TRAGA UMA IMAGEM DE ALIMENTO SAUDÁVEL E UMA DE ALIMENTO NÃO SAUDÁVEL.

Plano de Aula
Entrada: pecinhas de encaixe
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Fazer um túnel com duas mesas e lençóis, pedir para as crianças passarem por ele em silencio, pois um urso mora lá dentro e ele não pode acordar.
Experiência: Confeccionar um cartaz com a receita do biscoito.
Objetivos: Participar da construção de diferentes tipos de produção textual.
Saberes e conhecimentos: Diversos tipos, gêneros e suportes de textos que circulam em nossa sociedade (Receita).
Metodologia: Relembrar a proposta da culinária e questionar como poderemos fazer esse pão? Que ingredientes usaremos? Será que podemos usar os ingredientes sem ter nenhum tipo de medida? Mostrar então, uma receita e convidá-los a fazer um cartaz relembrando que precisamos de uma receita para sabermos os ingredientes que devemos usar e como deve ser feito o pão. Em roda, escrever junto com as crianças a receita, enfatizando cada letra e relacionando-a ao nome das crianças. Diferenciar os números com uma cor diferente, dizendo a quantidade de ingredientes que serão utilizados. Dizer que uma receita tem pelo menos duas partes: ingredientes e modo de preparar.
Materiais: Cartolina, caneta piloto de duas cores.
Espaço: Sala de aula
Jogos de mesa: Tangram
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________________

PÃO DOCE
INGREDIENTES
  • 4 ovos
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara de leite morno
  • 50 g de fermento biológico para pão
  • Quase 1 kg de farinha de trigo
MODO DE PREPARO
Bata os seis primeiros ingredientes no liquidificador
Em seguida despeje em uma bacia, e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, amassando bem, até soltar do fundo e das mãos e formar uma bola
A massa não precisa descansar
Molde no formato que preferir
Coloque para assar (untar a forma com óleo e farinha de trigo).

Plano de Aula
Entrada: Tangram.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: Em roda, fazer a leitura de um livro escolhido pelas crianças. Depois poderão brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre a atividade realizada na brinquedoteca e suas regras.
Chamada e calendário pular dentro de bambolês no chão até chegar ao cartaz e lá colocar seu crachá. Escolher uma criança para observar e registrar o tempo no cartaz.
Experiência: Culinária, Pãezinhos doces.
Objetivos: Desenvolver noções de medidas (quantidade, volume…), Letras iniciais dos nomes.
Saberes e conhecimentos: Medidas padronizadas e não padronizadas, de capacidade.
Metodologia: Hoje faremos a receita de biscoito de massa de pão, no refeitório, deixar que manipulem os ingredientes adicionando-os à receita. Depois de amassado na máquina de pão propor que as crianças tentem modelar os pãezinhos de acordo com as letras iniciais de seus nomes. Fazendo rolinhos e formando as letrinhas, cada criança fará também alguns pãezinhos (Bolinhas) para compartilhar com as outras turmas. A seguir, levar para assar na cozinha. Os pãezinhos serão degustados após o almoço ou embalados em saquinhos para levar para casa.
Materiais: farinha, fermento para pão, margarina, açúcar, ovos, leite, máquina de pão.
Espaço: refeitório
Jogos de Mesa Blocos lógicos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída


Observação:
_____________________________________________________


Plano de Aula

Entrada: Tampinhas
Café da Manhã
Parque
Chamada, calendário e rotina: Fazer um túnel com duas mesas e lençóis, pedir para as crianças passarem por ele em silencio, pois um urso mora lá dentro e ele não pode acordar. Verificar o tempo, o calendário e as atividades que faremos hoje.
Roda de oralidade: Questionar sobre a receita que realizaram. Como foi preparar seus pães? Gostaram do sabor?
9h40- Experiência: Confecção de cartaz
Saberes e conhecimentos: Classificação
Objetivos: Classificar os alimentos saudáveis e não saudáveis.
Metodologia: Hoje, ainda em roda distribuirei as figuras de alimentos trazidas pelas crianças conversaremos sobre cada alimento e classificaremos separando os alimentos saudáveis e os não saudáveis. Cada criança colará separando de um lado os alimentos saudáveis e do outro, alimentos não saudáveis.
Materiais: Papel Kraft, imagens de alimentos trazidas de casa. Caneta piloto.
Espaço: Sala de aula
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída


Observação:
__________________________________________________________




0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates