segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Planos de aula - Projeto - partes do corpo

Planos de Aula
Escrita do nome com e sem o auxílio do crachá.

Entrada: Torre inteligente.
Café da Manhã
Chamada e calendário: Pular em um pé só pegar o crachá sobre a mesa e colocar no cartaz. Verificar que dia é hoje, como está o tempo, registrar no calendário. Cantar a música (7 dias a semana tem).
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o projeto: O que já aprendemos?                                                .
Experiência: Fazer tentativa de escrita do próprio nome.
Objetivos: Conhecer a escrita do próprio nome.
Saberes e conhecimentos: nomes próprios.
Metodologia: Cantar a música “Cabeça, ombro, joelho e pé" tocando as partes do corpo e depois conversar sobre sermos pessoas únicas, que cada um tem, seu corpo, seu jeito de ser, seu nome. Que cada nome é diferente também. Em seus lugares, entregar fichas de ¼ de sulfite colorido e pedir que escrevam seus nomes sem olhar nos crachás.
Logo depois recolher as fichas e entregar outra ficha acompanhada dos crachás, dizer que agora todos poderão verificar como é escrito seu nome e copiá-los.
Materiais: Crachás, Folha sulfite e lápis de cor.
Espaço: sala de aula
Jogo de mesa- alinhavo.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças
Observação:
____________________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: palitos de sorvete.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a serem realizadas e as que já realizamos.
Chamada e calendário: Mostrar os crachás para as crianças para que identifiquem seus nomes e coloquem no cartaz.
Experiência: Tocar as partes do corpo através da música e da brincadeira.
Objetivos: Nomear as partes que compõe o corpo.
Saberes e conhecimentos: Partes do corpo.
Metodologia: Cantaremos a música “Cabeça, ombro, joelho e pé” tocando as partes do corpo. A seguir, formar duplas e sugerir que as duplas peguem na parte do corpo do colega, quando a professora solicitar. Ex: Vamos agora pegar no joelho do colega, nas mãos e assim por diante. Logo depois solicitar que as crianças representem através de desenho o seu corpo, para identificar o conhecimento que já possuem sobre o assunto.
Proposta de movimento. Cantar e dançar a música “Minha boneca de lata.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Quebra cabeças.

Observação:
______________________________________________________________
Plano de Aula
Colagem dos nomes das partes do corpo.

Entrada: Fazendinha.
Café da Manhã
Horta: Preparação da terra, misturar e aguar o canteiro
Brinquedoteca/Biblioteca: conversar sobre as regras da brinquedoteca e brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Verificar quais atividades já realizamos e as que ainda vamos realizar.
Chamada e calendário pular em um pé só até chegar no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: conhecer melhor o seu corpo.
Objetivos: Identificar as partes que compõe o corpo.
Saberes e conhecimentos: Partes do corpo.
Metodologia: Cantaremos novamente a música “Cabeça, ombro, joelho e pé” tocando as partes do corpo. Logo depois faremos o contorno do corpo de uma criança e colaremos etiquetas com os nomes das partes do corpo. Escrever as etiquetas junto com as crianças e questioná-los onde está aquela parte do corpo, para que cada um possa colar nos locais indicados.
Jogos de mesa: tampinhas
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças.

Observação:
____________________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Pecinha de montar.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Brincar de carteiro. Escolher uma criança que colocará os crachás em uma bolsa e identificando os crachás chamará um amigo por vez para pegar seu crachá e colocar no cartaz.
Experiência: Contornar seus corpos com giz no pátio.
Saberes e conhecimentos: Partes do corpo
Objetivos: Reconhecer a imagem de seu próprio corpo e suas partes explorando seu esquema corporal.
Metodologia: Ainda na sala propor e explicar a brincadeira que será realizada no pátio, distribuir giz de lousa e incentivá-los a contornar o corpo de um amigo e depois desenhar as partes do corpo. Questioná-los quais são as partes que estão faltando para que possam desenhá-las.
Materiais: Giz de lousa.
Espaço: Pátio
Observação:
________________________________________________________
Plano de Aula
Colagem e desenho do corpo humano.

Entrada:Torre inteligente.
Café da Manhã
Chamada e Calendário: Espalhar letras de EVA no tatame e pedir para uma criança de cada vez encontrar a inicial de seu nome. Verificar que dia é hoje, como está o tempo e registrar no calendário. Cantar a música, Sete dias a semana tem.
Roda da conversa e rotina: Relembrar as atividades feitas sobre o corpo humano, questionando os nomes das partes do corpo e onde elas se localizam.
Experiência: Recortar de revistas e colar partes do corpo.
Saberes e conhecimentos: Coordenação motora fina, criatividade.
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.
Metodologia: Propor às crianças que procurem em revistas as partes do corpo. Pedir que dobrem uma folha sulfite ao meio, de um lado da folha colar os recortes montando um corpo humano, do outro lado da folha fazer um desenho observando a imagem montada ao lado.
Materiais: revistas, tesouras, folha sulfite e lápis de cor.
Espaço: Sala de aula
Jogo de mesa- alinhavo.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída: Vídeo de escolha das crianças
Observação:
________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates