domingo, 6 de agosto de 2017

Planos de aula para Educação Infantil Adaptação 1


Depois de muito tempo longe, resolvi que deveria voltar a postar alguma coisa no blog. E como professora, nada melhor que ajudar aquelas que como eu, passam horas pesquisando para fazer um trabalho de qualidade com seus alunos. Por isso comecei compartilhando aqui alguns planos de aula que utilizei durante este ano.
Adaptação escolar
Plano de Aula

Entrada: Carrinhos e bonecas no tatame.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana e as atividades que serão realizadas, pedindo para uma criança de cada vez colocar imagens no cartaz.
Chamada e calendário:  Identificar-se dizendo seu nome e perguntar os nomes das crianças e cantar a música “Bom dia, como vai você?” Nomeando cada criança.
Experiência: passeio pela escola
Objetivos: Conhecer e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridos.
Saberes e conhecimentos: exploração de espaços.
Metodologia: Fazer um passeio pela escola, identificando cada ambiente com sua função. EX: Esse é o banheiro, quando sentirem vontade de fazer as necessidades esse é o local. Ao voltar para a sala pedir que façam um desenho da escola.
Casinha: Escolher brinquedos de sua preferência para levar.
Jogos de mesa. Blocos lógicos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_______________________________________________________________
Plano de Aula

Entrada: Folhas e giz de cera nas mesas.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Questionar as crianças sobre os primeiros dias de aula. Como estão se sentindo? Conversar sobre as atividades a serem realizadas.
Chamada e calendário: Mostrar os crachás para as crianças questionando de quem pode ser cada um. Fazer a leitura dos nomes e pedir que cada um coloque seu crachá no cartaz, auxiliando-os. Observar o tempo, e em que dia estamos e registrar no cartaz.
Experiência: Brincar de roda e dançar
Objetivos: Estabelecer e ampliar as relações sociais interagindo com os demais através do brinquedo e da brincadeira.
Saberes e conhecimentos: Oralidade e Socialização.
Metodologia: Brincaremos de roda e logo depois dançaremos ao som de músicas da preferência das crianças.
Parque
História e música. Escolher alguns livros da caixa e deixar que manipulem e logo depois fazer a leitura de um livro escolhido pelas crianças.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
___________________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: giz no quadro e livrinhos na mesa.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as dependências da escola. Qual o local preferido de cada um.
Chamada e calendário passar sobre uma corda esticada no chão até chegar no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Observar-se no espelho.
Objetivos: Observar-se e reconhecer-se no espelho.
Saberes e conhecimentos: Identidade; reconhecimento da própria imagem.
Metodologia: Colocar um espelho na tampa de uma caixa e dizer que ali dentro tem algo muito importante e que é segredo. Cada criança deve olhar e não dizer para os amigos. Depois pedir que desenhem seu autorretrato.
Brinquedoteca/Biblioteca: Em roda, fazer a leitura de um livro escolhido pelas crianças. Depois poderão brincar com brinquedos de sua preferência.
Jogos de mesa. Memória
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
___________________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Massinha
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina:
Chamada e calendário: Em roda, identificar-se dizendo seu nome, perguntar os nomes de cada criança e cantar a música “Bom dia, como vai você? ” Nomeando cada criança.
Experiência: Dança da cadeira
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora ampla. Sentar e levantar.
Saberes e conhecimentos: coordenação motora ampla.
Metodologia: Colocar as cadeiras em círculo, uma a menos que as crianças e um CD com músicas infantis, pedir que as crianças circulem até parar a música. No primeiro momento as crianças não saem do jogo. Na próxima vez, dizer que cada criança que não sentar sairá da brincadeira levando sua cadeira.
Parque
Atividade de movimento. Alongamento
Colocar uma música suave ao fundo. Orientar as crianças a deitarem-se espalhadas no chão e com voz suave ir dizendo para fazerem movimentos como: Levantem uma perna, a outra, as duas. Agora um braço, o outro, os dois, balançando as mãos. Imitando uma bicicleta...
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_________________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás no tatame e pedir que cada criança identifique o seu. Observar o tempo e registrar no calendário.
Experiência: história e movimento
Objetivos: Desenvolver a atenção e a coordenação motora ampla.
Saberes e conhecimentos: coordenação motora ampla.
Metodologia: Contar a história do boneco de borracha enquanto as crianças imitam os movimentos da professora.
Pátio: Brincar com brinquedos de sua preferência.
Brinquedos trazidos de casa.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
____________________________________________________________

História do boneco de borracha

                Era uma vez um boneco de borracha que ficava de todos os jeitos com o corpo, mas não falava, não fazia barulho e mexia-se bem devagar.
                Ele gostava de passear no jardim, olhando as flores coloridas, os pássaros, as borboletas e as abelhas que voavam no alto
                De repente veio um vento forte... Nossa! O boneco de borracha ficou torto e agora ele anda todo torto, virado só para um lado. E assim ele continuou o passeio.
Ufa! O vento parou, e ele então voltou ao normal. Agora conseguia andar tanto para frente como para trás.
                O vento voltou de novo. Ai, ele entortou-se para frente e anda olhando para baixo. Parece até que procura alguma coisa no chão.
                Mas, de repente, o vento mudou de direção e fez o boneco entorta-se para trás. Agora ele só vê o que está lá no alto: o céu, os pássaros e as borboletas.
                Finalmente o vento parou de vez. O boneco de borracha endireitou-se e continuou o passeio observando tudo o que estava ao seu redor.
                Engraçado é que quando o boneco de borracha chegava perto de uma árvore ficava bem magrinho e bem comprido, do tamanho da árvore. Então, o boneco andava elegante, esticado e comprido, quase alcançando o céu.
                Quando chegava perto e uma roseira e sentia o cheiro das rosas, o boneco ficava todo gordo e pesado como um elefantinho. Para andar, até fazia um barulhão!
                Ah! O boneco de borracha estava cansado de tanto passear. Então, ele deitou-se no chão para descasar e.... surpresa! Ele ficou pequenininho, encolhidinho. Podia até caber numa caixa de sapato. Bem pequeno mesmo!
                De repente, crescia, espalhava-se para todos os lados, crescia, crescia e crescia. Crescia tanto que ocupava um grande espaço no chão.
                Ficava pequeno de novo, pequeno, pequeno, bem pequeno. E adormecia todo pequenininho...
                Até que amanheceu e chegou o sol. O boneco de borracha, que estava quietinho, foi se mexendo devagar, esticando-se para todos os lados, esticando os pés, as pernas, o tronco, o dedos, as mãos e os braços.
                Ele levantou-se e virou gente.
Agora, sim, ele consegue conversar, falar bem baixinho com quem está perto dele.   
Essa é a história do boneco de borracha que virou gente
Autor desconhecido



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates