segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Planos de aula Educação Infantil Adaptação 2

Plano de Aula

Entrada: Carrinhos e bonecas.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana e as atividades que serão realizadas, pedindo para uma criança de cada vez colocar fichas da rotina no cartaz.
Chamada e calendário: cantar a música “Bom dia amiguinho como vai ” Nomeando cada criança, espalhar os crachás no tatame e pedir para encontrarem, ajudando-os. Verificar como está o dia e registrar no calendário.
Experiência: Regras na sala de aula (Mundo social)
Objetivos: Construir valores socialmente desejáveis para o convívio.
Saberes e conhecimentos: Ritos, valores, hábitos e atitudes para a vida em sociedade.
Metodologia: Ainda em roda, fazer a leitura do texto “O dia em que um monstro veio a escola” (em anexo), conversar, levando os alunos a refletir sobre como deve ser o convívio na sala de aula e na escola. Mostrar para as crianças as fichas das atitudes do monstrinho previamente preparadas. Pedir para uma criança de cada vez separar os bons e os maus comportamentos. Logo depois deixar que manipulem as fichas.
Materiais: Texto “O dia em que o monstro veio à escola” e fichas (Eu plastifiquei as fichas para as crianças poderem manipular por mais tempo)
Casinha: Escolher brinquedos de sua preferência para levar.
Projeto biblioteca:
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:
_______________________________________________________________
Encontrei essa história AQUI: https://profcrika.blogspot.com.br/2015/11/historia-o-dia-em-que-um-monstro-veio.html 

Plano de Aula

Entrada: Brinquedos pequenos.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Questionar as crianças sobre os primeiros dias de aula. Como estão se sentindo? Conversar sobre as atividades a serem realizadas.
Chamada e calendário: escolher uma criança que será o carteiro. Colocar os crachás em uma sacola, (pode-se separar um boné e um colete para que a criança use e repetir a atividade várias vezes, cada dia chamando uma criança para ser o carteiro) a criança retira os crachás da sacola e os entrega aos amigos. Observar o tempo, e em que dia estamos e registrar no cartaz.
Experiência: Regras na sala de aula (Mundo social)
Objetivos: Construir valores socialmente desejáveis para o convívio.
Saberes e conhecimentos: Ritos, valores, hábitos e atitudes para a vida em sociedade.
Metodologia: Lembrar a história do monstrinho e fazer o cartaz de regras com as crianças, mostrando imagens de atitudes que devemos manter na escola. Cada criança cola uma regra no cartaz, logo depois, pedir que desenhem uma regra em folha sulfite.
Materiais: Fichas para o cartaz, lápis coloridos e folhas sulfites.
Jogos de mesa. Blocos lógicos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_________________________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: giz no quadro e livrinhos na mesa.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as dependências da escola. Qual o local preferido de cada um.
Chamada e calendário: passar sobre uma corda esticada no chão até chegar no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo Cantando a música “Sete dias a semana tem”.
Experiência: Passatempo preferido (Si e outro)
Objetivos: Participar de situações que envolvam a necessidade de falar e escutar.
Saberes e conhecimentos: atitude de reconhecimento e de respeito as diferenças.
Metodologia: Entregar tesoura e revistas para recortar e pedir para cada criança procurar uma imagem de seus passatempos preferidos. Depois de recortar, orientá-los a colar em uma folha sulfite. Pedir para dizerem se esse passatempo é bom de se fazer sozinho ou com a companhia de amigos ou família. (Registrar essa resposta). Logo depois poderão mostrar para os amigos o resultado de seu trabalho, podendo falar sobre ele.
Materiais: Tesouras sem pontas, revistas, cola e folha sulfite.
Brinquedoteca/Biblioteca: Em roda, fazer a leitura de um livro escolhido pelas crianças. Depois poderão brincar com brinquedos de sua preferência.
Proposta de movimento. Passeio na floresta
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
________________________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Massinha
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Em roda, perguntar os nomes das crianças e cantar a música:
Olá ___. Bom dia ___. Que bom que você veio. Gosto muito de você.
Experiência: Pintura livre (artes visuais)
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade. Reconhecer as cores.
Saberes e conhecimentos: coordenação motora fina e criatividade. Cores.
Metodologia: Com os alunos sentados em grupos de quatro, colocar na mesa tintas de diferentes cores, cartolina cortada em quatro e pinceis para que produzam ilustrações com tema livre. Questioná-los sobre o tema escolhido e se reconhecem as cores e registrar suas respostas.
Materiais: Tinta guache cores variadas, 5 cartolinas brancas, 19 pinceis.
Jogos de mesa: Tangram
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_______________________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina e pedir a ajuda das crianças para organizar as fichas de rotina.
Chamada e calendário: Sentados em roda, espalhar os crachás no meio da roda e cantar a música “Se eu fosse um peixinho”, cantar o nome de uma criança, que por sua vez, identificará seu crachá e o colocará no cartaz repetir até que todas retirem os crachás. Observar o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Usar giz no pátio
Objetivos: Explorar diferentes materiais de escrita. (giz de lousa)
Saberes e conhecimentos: Diferentes materiais de escrita.
Metodologia: Levar as crianças ao pátio, distribuir giz e deixar que o explorem livremente.
Materiais: Giz de lousa.
Pátio: Brincar com brinquedos de sua preferência.
Brinquedos de casa.
Observação:
_________________________________________________________


Plano de Aula

Entrada: Pecinhas de encaixe.
Café da Manhã
Projeto biblioteca:
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana e as atividades que serão realizadas, pedindo para uma criança de cada vez colocar as fichas no cartaz.
Chamada e calendário:  Cantar a música “Um ratinho bonitinho” Brincar de batata quente. A criança que ficar com a batata coloca o crachá no cartaz. Verificar que dia é hoje, como está o tempo, registrar no calendário.
Experiência: Contar as letrinhas do nome
Objetivos: Relacionar número à quantidade.
Saberes e conhecimentos: relação número e quantidade.
Metodologia: Entregar os crachás e deixar que explorem. Escrever os números de 1 a 9 no quadro contando junto com eles e chamar um a um pedindo para contar quantas letrinhas tem seu nome. Ajudá-los sempre que necessário. Pedir para colar o crachá embaixo do número relativo à quantidade. Fazer questionamentos individuais e anotar na ficha de observações. (Contar apenas o primeiro nome). Logo depois questioná-los quem tem mais ou menos letras no nome. Quem tem a mesma quantidade, etc.

Materiais: crachá.
Casinha: Escolher brinquedos de sua preferência para levar.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________________________

Plano de Aula

Entrada: tangram na mesa.
Café da Manhã
Horta:
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a serem realizadas cantar as canções da preferência das crianças.
Chamada e calendário: Escrever as letras iniciais dos nomes das
Crianças em um pequeno papel e questionar de quem é a letra e qual o nome da letra. Enfatizar o nome da primeira letra do nome de cada criança.
Experiência: história e movimento
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora ampla.
Saberes e conhecimentos: coordenação motora ampla.
Metodologia: Antes de contar a historinha, pedir para as crianças que deitem no chão e fechem seus olhos e finjam ser os bonecos de pau, fazendo os movimentos que os bonecos fariam.
Colocar um chapéu de fada e uma varinha de condão e dramatizar a história com as crianças. No final da atividade todos dançam ao som de uma música bem alegre.
A fada madrinha e os bonequinhos de pau: “Era uma vez, no mundo dos pequenos de pau, uma casa com muitos bonequinhos, mas o que se observava é que eles estavam muito tristes. E sabem por quê? Eles não podiam se movimentar e isso os deixavam muito tristes. Mas, um dia, eis que surge uma fada. E a fada madrinha, com sua varinha de condão, resolveu realizar todos os sonhos dos lindos bonequinhos.
E começou fazendo o primeiro feitiço com sua linda varinha de condão, dando movimentos aos pés e dedos dos bonequinhos, e eles começaram a mexer seus pezinhos. Em seguida, ela fez mais um feitiço, pois percebeu que ainda não estavam felizes, e então, foi a vez das pernas dos bonequinhos, depois, o quadril e o bumbum, a barriga, braços, mãos e dedos, ombros, pescoço e cabeça.
E, finalmente, eles mexeram o corpo todo, e todos, muito felizes, agradeceram a fada madrinha e saíram dançando e cantando, movimentando-se por toda a casa felizes para sempre!”
Materiais: Blocos lógicos, lápis coloridos e folhas sulfites.
Jogos de mesa. Blocos lógicos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:
___________________________________________________________________



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates