domingo, 20 de agosto de 2017

Planos de Aula - Projeto, Meu pintinho Amarelinho

Plano de Aula
Dobradura e colagem.

Entrada: Jogo da memória.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana e as atividades que serão realizadas, pedindo para uma criança colocar as fichas no cartaz.
Chamada e calendário: Fazer um percurso passando por debaixo da mesa e sobre duas cadeiras depois encontrar o crachá e colocar no cartaz Verificar que dia é hoje, como está o tempo, registrar no calendário Cantar a música (7 dias a semana tem).                                                                 .
Experiência: Fazer a dobradura do pintinho Amarelinho.
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina.
Saberes e conhecimentos: Coordenação motora fina.
Metodologia: Cantar a música (Meu pintinho Amarelinho) e questioná-los sobre a cor do pintinho, o que ele come, que tipo de bichinho será que ele come? Qual o tamanho do pintinho? Como nascem os pintinhos? Etc. Fazer a dobradura do pintinho, colar em folha sulfite e decorar a folha com giz de cera.
Materiais: folha sulfite, giz de cera, papel dobradura amarela.
Espaço: sala de aula
Jogo de mesa- Blocos lógicos.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________
 

Plano de Aula
Entrada: Pecinhas de encaixe.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a serem realizadas e as que já realizamos, o que pensam sobre as atividades.
Chamada e calendário: Entregar os crachás para as crianças para que coloquem no cartaz.
Experiência: Escolher o nome da turma
Saberes e conhecimentos: Atitudes de iniciativa, participação, capacidade de argumentação e escolha;
Objetivos: Participar de assembleias e eleições escolhendo o nome da turma.
Metodologia: Hoje, ainda em roda conversaremos sobre o nome da turma, escreverei o nome em cartolina junto com a turma, todos poderão decorar com desenhos usando giz de cera e logo depois colaremos a placa da porta. Distribuir brinquedos para as crianças e revezar enquanto algumas fazem o desenho.
Materiais: Cartolina Branca e giz de cera.
Espaço: Sala de aula
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento. Fazer alongamento ao som de músicas suaves.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:

_____________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: tampinhas.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana e as atividades que serão realizadas, pedindo para uma criança colocar as fichas no cartaz.
Chamada e calendário: Encontrar o crachá que estará espalhado sobre o tatame e colocar no cartaz. Verificar que dia é hoje, como está o tempo, registrar no calendário. Cantar a música (7 dias a semana tem).                                                                                          .
Experiência: Confeccionar cartaz com parlenda.
Objetivos: Relacionar números e quantidades.
Saberes e conhecimentos: números e quantidades.
Metodologia: Cantar a música (Meu pintinho Amarelinho) e questioná-los novamente sobre a cor do pintinho, o que ele come. Como nascem os pintinhos? Quem é a mamãe do pintinho, Etc. Cantar com as crianças a parlenda “A galinha do vizinho” e propor a confecção de um cartaz com a parlenda. Escrever a parlenda e convidá-los a colar no cartaz os ovos para representar a quantidade. (Cortar anteriormente os ovos) Distribuí-los igualmente entre as crianças. Chamar uma de cada vez e pedir que cole os ovos realizando juntos a contagem. (Ex. que número é esse? Quantos ovos vamos colar? Sobrou algum ovo? Onde podemos colar?).
Materiais: papel dupla face amarelo.
Espaço: sala de aula
Jogo de mesa- Torre inteligente.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Massinha.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a serem realizadas e as que já realizamos.
Chamada e calendário: Mostrar os crachás para as crianças para que identifiquem seus nomes e coloquem no cartaz.
Experiência: Medir e verificar quem é maior e quem é menor na sala.
Saberes e conhecimentos: Medidas não padronizadas de tamanho.
Objetivos: Desenvolver noções de medidas de tamanho;
Metodologia: Cantar a música “Meu Pintinho Amarelinho e conversar sobre seu tamanho (Se ele cabe na mão, de que tamanho ele é?). Questionar quem na sala é o maior e o menor, grande e ou pequeno. Propor a medição de cada um usando barbante e colando-o na parede da sala e organizando do menor para o maior.
Materiais: Barbante, tesoura, fita crepe.
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento. Fazer alongamento ao som de músicas suaves.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:
_________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Fazendinha.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: conversar sobre as regras da brinquedoteca e brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre a atividade realizada na brinquedoteca se as regras foram cumpridas.
Chamada e calendário pular em um pé só até chegar no cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Expressar-se, utilizando diversos suportes, e técnicas (colagem de barbante).
Objetivos:  Explorar suportes e técnicas das artes visuais e seus usos (Colagem de barbante).
Saberes e conhecimentos: Suportes, e técnicas das artes visuais e seus usos (Colagem de barbante).
Metodologia: Conversaremos novamente sobre os tamanhos de cada criança verificando os tamanhos dos barbantes, a seguir faremos uma colagem do mesmo em uma folha recortada previamente em papel dupla face colorida. Cada criança escolherá a cor do papel. Distribuirei cola branca nas mesas orientando-os a molhar o dedinho na cola e passar na folha colando assim seu barbante utilizando o maior espaço possível da folha.
Materiais: papel dupla face de cores diversas. Cola branca e barbante utilizado na aula anterior.
Espaço: sala de aula
Jogos de mesa: Fazendinha
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Pecinha de montar.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada, calendário e rotina: Brincar de carteiro. Escolher uma criança que colocará os crachás em uma bolsa e identificando os crachás chamará um amigo por vez para pegar seu crachá e colocar no cartaz.
Experiência: Confeccionar o pintinho usando rasgando e colando papel crepom
Saberes e conhecimentos: Coordenação motora fina.
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina.
Metodologia: Mostrar para as crianças alguns círculos e questioná-los sobre a forma e o tamanho. A seguir propor a confecção de pintinhos. Distribuir pedaços de papel crepom amarelo e orientá-los a rasgar e depois colar nos círculos. Assim que cada criança terminar a colagem juntar os círculos e colar as demais partes do pintinho junto com cada criança (Asas, bico, olhos e patas), questionando quantas são.
Materiais: Papel crepom, cola branca, cartolina branca para os círculos, papel dupla face para as partes do corpo.
Espaço: Sala de aula
Projeto Biblioteca
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás sobre a mesa e pedir que cada criança encontre o seu. Observar o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Brincadeira; Galinha, pintinhos e gavião.
Saberes e conhecimentos: Coordenação motora ampla.
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora ampla.
Metodologia: Desenhar um círculo no chão. Uma criança será a galinha, outra o gavião e as demais serão os pintinhos. Os pintinhos e a galinha devem dar as mãos. A galinha em uma das pontas. O gavião deve tentar pegar os pintinhos e a galinha deve protege-los. Quando um pintinho for pego o gavião o coloca dentro do círculo que será o seu ninho. Ao terminar a captura troca-se a galinha e o gavião pelos pintinhos que foram capturados primeiro e último.
Materiais: Giz de lousa.
Espaço: Pátio
Pátio: Brincar com brinquedos de sua preferência.
Brinquedos de casa
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates