Plano de Aula
![]() |
Dobradura e colagem. |
Entrada: Jogo da memória.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana
e as atividades que serão realizadas, pedindo para uma criança colocar as fichas
no cartaz.
Chamada e calendário: Fazer um percurso passando por
debaixo da mesa e sobre duas cadeiras depois encontrar o crachá e colocar no
cartaz Verificar que dia é hoje, como
está o tempo, registrar no calendário Cantar a música (7 dias a semana tem). .
Experiência: Fazer a dobradura do
pintinho Amarelinho.
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora
fina.
Saberes e conhecimentos: Coordenação
motora fina.
Metodologia: Cantar a música (Meu pintinho
Amarelinho) e questioná-los sobre a cor do pintinho, o que ele come, que tipo
de bichinho será que ele come? Qual o tamanho do pintinho? Como nascem os
pintinhos? Etc. Fazer a dobradura do pintinho, colar em folha sulfite e decorar
a folha com giz de cera.
Materiais: folha sulfite, giz de
cera, papel dobradura amarela.
Espaço: sala de aula
Jogo de mesa- Blocos lógicos.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Pecinhas de encaixe.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a
serem realizadas e as que já realizamos, o que pensam sobre as atividades.
Chamada e calendário: Entregar os crachás para as
crianças para que coloquem no cartaz.
Experiência: Escolher o nome da turma
Saberes e conhecimentos: Atitudes
de iniciativa, participação, capacidade de argumentação e escolha;
Objetivos:
Participar de assembleias e
eleições escolhendo o nome da turma.
Metodologia: Hoje, ainda em roda conversaremos
sobre o nome da turma, escreverei o nome em cartolina junto com a turma, todos
poderão decorar com desenhos usando giz de cera e logo depois colaremos a placa
da porta. Distribuir brinquedos para as crianças e revezar enquanto algumas
fazem o desenho.
Materiais: Cartolina Branca e giz
de cera.
Espaço: Sala de aula
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento. Fazer alongamento ao som de
músicas suaves.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: tampinhas.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana
e as atividades que serão realizadas, pedindo para uma criança colocar as fichas
no cartaz.
Chamada e calendário: Encontrar o crachá que estará
espalhado sobre o tatame e colocar no cartaz. Verificar que dia é hoje, como está o tempo,
registrar no calendário. Cantar a música (7 dias a semana tem). .
Experiência: Confeccionar cartaz
com parlenda.
Objetivos: Relacionar números e quantidades.
Saberes e conhecimentos: números
e quantidades.
Metodologia: Cantar a música (Meu pintinho
Amarelinho) e questioná-los novamente sobre a cor do pintinho, o que ele come. Como
nascem os pintinhos? Quem é a mamãe do pintinho, Etc. Cantar com as crianças a
parlenda “A galinha do vizinho” e propor a confecção de um cartaz com a
parlenda. Escrever a parlenda e convidá-los a colar no cartaz os ovos para representar
a quantidade. (Cortar anteriormente os ovos) Distribuí-los igualmente entre as
crianças. Chamar uma de cada vez e pedir que cole os ovos realizando juntos a
contagem. (Ex. que número é esse? Quantos ovos vamos colar? Sobrou algum ovo?
Onde podemos colar?).
Materiais: papel dupla face
amarelo.
Espaço: sala de aula
Jogo de mesa- Torre inteligente.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Massinha.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades a
serem realizadas e as que já realizamos.
Chamada e calendário: Mostrar os crachás para as
crianças para que identifiquem seus nomes e coloquem no cartaz.
Experiência: Medir e verificar
quem é maior e quem é menor na sala.
Saberes e conhecimentos: Medidas não padronizadas de tamanho.
Objetivos:
Desenvolver
noções de medidas de tamanho;
Metodologia: Cantar a música “Meu Pintinho
Amarelinho e conversar sobre seu tamanho (Se ele cabe na mão, de que tamanho
ele é?). Questionar quem na sala é o maior e o menor, grande e ou pequeno.
Propor a medição de cada um usando barbante e colando-o na parede da sala e
organizando do menor para o maior.
Materiais: Barbante, tesoura,
fita crepe.
Espaço: Sala de aula
Proposta de movimento. Fazer alongamento ao som de
músicas suaves.
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Fazendinha.
Café da Manhã
Brinquedoteca/Biblioteca: conversar sobre as regras da brinquedoteca
e brincar com brinquedos de sua preferência.
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre a atividade
realizada na brinquedoteca se as regras foram cumpridas.
Chamada e calendário pular em um pé só até chegar no
cartaz e colocar seu crachá no varal. Observar e registrar o tempo.
Experiência: Expressar-se,
utilizando diversos suportes, e técnicas (colagem de barbante).
Objetivos: Explorar suportes
e técnicas das artes visuais e seus usos (Colagem de barbante).
Saberes e conhecimentos: Suportes,
e técnicas das artes visuais e seus usos (Colagem de barbante).
Metodologia: Conversaremos novamente sobre os
tamanhos de cada criança verificando os tamanhos dos barbantes, a seguir
faremos uma colagem do mesmo em uma folha recortada previamente em papel dupla
face colorida. Cada criança escolherá a cor do papel. Distribuirei cola branca
nas mesas orientando-os a molhar o dedinho na cola e passar na folha colando
assim seu barbante utilizando o maior espaço possível da folha.
Materiais: papel dupla face de cores
diversas. Cola branca e barbante utilizado na aula anterior.
Espaço: sala de aula
Jogos de mesa: Fazendinha
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Pecinha de montar.
Café da Manhã
Parque
Roda de oralidade, chamada,
calendário e rotina: Brincar
de carteiro. Escolher uma criança que colocará os crachás em uma bolsa e
identificando os crachás chamará um amigo por vez para pegar seu crachá e
colocar no cartaz.
Experiência: Confeccionar o pintinho usando
rasgando e colando papel crepom
Saberes e conhecimentos: Coordenação
motora fina.
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora fina.
Metodologia: Mostrar
para as crianças alguns círculos e questioná-los sobre a forma e o tamanho. A
seguir propor a confecção de pintinhos. Distribuir pedaços de papel crepom
amarelo e orientá-los a rasgar e depois colar nos círculos. Assim que cada
criança terminar a colagem juntar os círculos e colar as demais partes do
pintinho junto com cada criança (Asas, bico, olhos e patas), questionando
quantas são.
Materiais: Papel
crepom, cola branca, cartolina branca para os círculos, papel dupla face para
as partes do corpo.
Espaço: Sala de aula
Projeto Biblioteca
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________________
Plano de Aula
Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Cada criança mostra seu brinquedo
e ensina como brincar. Conversar sobre a rotina.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás sobre
a mesa e pedir que cada criança encontre o seu. Observar o tempo e registrar no
calendário.
Experiência: Brincadeira; Galinha, pintinhos e
gavião.
Saberes e conhecimentos: Coordenação
motora ampla.
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora ampla.
Metodologia: Desenhar um círculo no chão. Uma
criança será a galinha, outra o gavião e as demais serão os pintinhos. Os
pintinhos e a galinha devem dar as mãos. A galinha em uma das pontas. O gavião
deve tentar pegar os pintinhos e a galinha deve protege-los. Quando um pintinho
for pego o gavião o coloca dentro do círculo que será o seu ninho. Ao terminar
a captura troca-se a galinha e o gavião pelos pintinhos que foram capturados
primeiro e último.
Materiais: Giz
de lousa.
Espaço: Pátio
Pátio: Brincar com brinquedos de sua
preferência.
Brinquedos
de casa
Higiene
das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
_____________________________________________________
0 comentários:
Postar um comentário