quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Planos de aula - Iniciando o projeto, Chapeuzinho Vermelho

Iniciando o projeto.

Rede de significações
Rede de significações.

Para facilitar o andamento do projeto foi proposto pela supervisão escolar a realização de uma rede de significações. Partindo do levantamento feito com as crianças ela pode dar uma visão mais detalhada do projeto e mostra possibilidades de abranger novos saberes e conhecimentos, o que faz com que o projeto seja ainda mais enriquecido.

As músicas preferidas das crianças foram:
Pela estrada afora “Chapeuzinho Vermelho”
Cabeça, ombro, joelho e pé.
1, 2, 3 indiozinhos
Meu pintinho amarelinho
O jacaré foi passear na lagoa
O sapo não lava o pé
Um ratinho bonitinho

Após montarmos o índice, escolhemos um nome para o projeto e também qual a primeira música que seria trabalhada. 
O nome do projeto seria: Vamos aprender cantando. 
A primeira música: “Pela estrada afora”

Plano de Aula (Sexta-feira)

Entrada: Brinquedos trazidos de casa
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Hoje conversaremos sobre o projeto: decidir juntos o nome do projeto e a primeira música que será trabalhada. Anotar a fala das crianças.
Chamada e calendário: Em roda colocar os crachás no tatame e pedir que cada criança identifique o seu. Pedir para uma criança observar como está o tempo e registrar no calendário.
Experiência: Brincar de dança da cadeira
Objetivos: Desenvolver habilidade de ouvir com atenção e agilidade
Saberes e conhecimentos: Audição e atenção, agilidade.
Metodologia: Hoje brincaremos de dança da cadeira. Todos dançarão em círculo ao redor das cadeiras. Ao parar a música cada criança senta na cadeira mais próxima. Ganha o jogo a última criança que permanecer conseguir sentar.
Materiais: Cadeiras
Espaço: Sala de aula.
Pátio: Brincar com brinquedos de casa.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída
Observação:
__________________________________________________________

Plano de Aula
Dobradura e colagem, Chapeuzinho Vermelho.

Entrada: Pecinhas de encaixe.
Café da Manhã
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre o final de semana e as atividades a serem realizadas durante a semana. Que as mesmas fazem parte do índice que foi montado pelas crianças.
Chamada e calendário: Esticar uma corda no chão e cada criança deverá colocar as mãos no chão dos dois lados da corda e pular com os pés juntos de um lado para o outro, pôr as mãos para frente e pular novamente, até chegar ao final, pegar seu crachá e colocá-lo no cartaz. Verificar que dia é hoje, como está o tempo, registrar no calendário. Cantar canções da rotina, (Bom dia, como vai você, Sete dias a semana tem) e algumas atendendo os pedidos das crianças.
9h- Experiência: Contação de história
Objetivos: Desenvolver a habilidade de ouvir histórias com atenção.
Saberes e conhecimentos: audição e atenção.
Metodologia: Com as crianças ainda em roda mostrar o livro, capa, título, nomes dos autores, etc. contar a história “Chapeuzinho Vermelho”. Conversar sobre o tema. Cantar juntos a música da história. Logo depois propor a confecção de uma dobradura da Chapeuzinho Vermelho, colar em uma folha sulfite e fazer a decoração da folha com lápis de cor ou giz de cera.
Materiais: círculos de papel dobradura vermelho, folha sulfite, cola e lápis de cor, giz de cera e corda.
Espaço: sala de aula
Projeto biblioteca.
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:
__________________________________________________________

Plano de Aula
Entrada: blocos lógicos.
Café da Manhã
Parque
Roda da conversa e rotina: Conversar sobre as atividades já realizadas durante a semana e  as que ainda faremos. Cantar as canções da preferência das crianças.
Chamada e calendário: Escrever em um pedaço de papel, as letras iniciais dos nomes das crianças e questionar de quem é a letra e qual o nome da letra.
Experiência: Dramatização da história Chapeuzinho Vermelho.
Objetivos: Desenvolver a oralidade e desinibição.
Saberes e conhecimentos: dramatização.
Metodologia: Dizer às crianças que faremos uma apresentação da história e para isso escolherei algumas crianças para dramatiza-la. Escolher 5 crianças (Mamãe, Chapeuzinho, Vovó, lobo Mau e caçador). Enquanto a professora conta a história orienta os personagens em suas falas. Entregar uma cesta para a Chapeuzinho, escolher um canto da sala e forrar um lençol para a vovozinha, colocar uma máscara no lobo. Propor que todas as crianças dramatizem a história. A seguir, faremos os personagens da história com massa de modelar.
Materiais: livro Chapeuzinho Vermelho. Cesta, máscara, lençol.
Espaço: Sala de aula

Jogos de mesa. Blocos lógicos
Higiene das mãos.
Almoço
Escovação
Saída

Observação:

__________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates